Campus de Ciência, Inovação e Tecnologia da Politécnica da Flórida / Santiago Calatrava

Campus de Ciência, Inovação e Tecnologia da Politécnica da Flórida / Santiago Calatrava - Mais Imagens+ 1

  • Engenharia Estrutural: Thornton Tomasetti
  • Engenharia Mecânica: TLC
  • Engenharia Civil: Anderson Lane, Inc
  • Arquiteto Responsável: Alfonso Architects
  • Cidade: Lakeland
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Master Plan consiste em um lago central orientado no eixo noroeste-sudeste que percorre todo o terreno. Este lago proporciona vistas dramáticas para o campus e para a paisagem circundante. Além de expressão arquitetônica, o lago serve como um reservatório para retenção da água das chuvas, que é posteriormente empregada na irrigação da vegetação local. O Edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia se localiza na extremidade noroeste do lago central e desempenha um papel simbólico para a universidade. O plano para o campus propõe conservar ao máximo a topografia e as árvores existentes. 

© Alan Karchmer for Santiago Calatrava

Edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia

O Edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia é a primeira edificação no novo campus da Politécnica da Flórida em Lakeland. Localizado, como dito, na extremidade mais ao norte do lago, o edifício marca o ponto culminante do eixo central do campus e é o elemento central da Universidade.

O programa central do edifício - salas de aula e laboratórios -  se organiza em torno de dois corredores curvos. As salas perimetrais abrigam os laboratórios de ensino, que contam com abundante luz natural e vistas para o lago. Os laboratórios de ciências e pesquisas se voltam para o interior do edifício, para que os sistemas e maquinários pesados fiquem mais próximo ao núcleo do edifício. Os escritórios de administração e salas de professores se localizam em torno do "Commons", um grande hall multiuso iluminado por uma claraboia central. Este espaço - coração do edifício - pode ser adaptado para palestras, performances, cerimônias, jantares formais, bailes, etc., e promove a interação interdisciplinar ente os estudantes e professores. 

© Alan Karchmer for Santiago Calatrava

Por ser o primeiro edifício do novo campus, o Edifício de Inovação, Ciência e Tecnologia deve inicialmente funcionar como um "campus dentro de um edifício." Seu programa de salas de aula, laboratórios, administração e espaços coletivos foi "aumentado", antecipando que o edifício serviria como um campus em miniatura. O projeto incorpora um terraço externo, sombreado por uma pérgola contínua, que serve como área de encontro, estudo e descanso. 

© Alan Karchmer for Santiago Calatrava

O exterior do edifício é dominado por dois elementos muito expressivos: a pérgola e a cobertura operável. A pérgola consiste em uma estrutura metálica leve que circunda todo o edifício, proporcionando espaços externos cobertos e reduzindo o ganho de calor solar do edifício em 30%. A cobertura operável, por sua vez, consiste em uma série de brises solares ativados por controle hidráulico responsáveis pelo sombreamento da claraboia do hall central. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lakeland, FL, EUA

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus de Ciência, Inovação e Tecnologia da Politécnica da Flórida / Santiago Calatrava" [Florida Polytechnic Science, Innovation and Technology Campus / Santiago Calatrava] 23 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625899/campus-de-ciencia-inovacao-e-tecnologia-da-politecnica-da-florida-santiago-calatrava> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.