Palestra com Justin McGuirk no Studio-X Rio

No dia 19 de agosto o Studio-X recebe Justin McGuirk para uma palestra sobre seu livro “Radical Cities: Across Latin America in Search of a New Architecture”. Radical Cities é uma viagem pela América Latina em busca dos arquitetos ativistas, políticos dissidentes e comunidades radicais, que estão criando as cidades de amanhã. Do Brasil à Venezuela e do México à Argentina, o livro descobre as pessoas e ideias que moldam a forma como as cidades estão evoluindo.

Os estudos de caso incluem a transformação de Medellín, que já foi a capital colombiana do assassinato; a habitação social do Elemental no Chile; Torre David, o arranha-céu ocupado de 45 andares em Caracas; e a luta do Rio para integrar as favelas.
Desde meados do século 20, quando a utopia modernista foi para a América Latina para morrer, o continente tem sido um campo de testes de ideias radicais na produção das cidades. Aqui, no continente mais urbanizado do planeta, cidades extremas produziram condições extremas, de vastos conjuntos habitacionais ao espraiamento de favelas. Contudo, depois de décadas de fracasso político e arquitetônico, uma nova geração retornou aos problemas da cidade para tratar da pobreza e da desigualdade. Esta é uma geração de ativistas, pragmáticos e idealistas sociais que estão testando novas ideias com as quais o resto do mundo pode aprender.

Justin McGuirk escritor, crítico, curador e diretor da Strelka Press, o braço editorial do Instituto Strelka em Moscou. É também crítico de design do The Guardian, editor da revista Ícone e consultor de design para a Domus. Em 2012 foi premiado com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza de Arquitectura pela curadoria de uma exposição com o Urban Think Tank. Seu livro Radical Cities: Across Latin America in Search of a New Architecture é publicado pela Verso.

Palestra Justin McGuirk / Radical Cities

  • Data: 19 de agosto, terça-feira
  • Horário: 18h30
  • Local: Studio-X Rio
  • Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro – RJ
  • A palestra será proferida em inglês

Via Studio-X Rio

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Palestra com Justin McGuirk no Studio-X Rio" 17 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625574/palestra-com-justin-mcguirk-no-studio-x-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.