Rebel Architecture: nova série da Al Jazeera apresenta o trabalho de arquitetos ativistas

No dia 18 de agosto a rede Al Jazeera lançará a série “Rebel Architecture", que apresentará arquitetos que usam o projeto como forma de resistência e ativismo. Ao projetar para a maioria, ao invés da elite, os arquitetos de "Rebel Architecture" combatem problemas urbanos, ambientais e sociais comuns a várias regiões do mundo. Através de seis documentários de meia hora a série destacará a atuação de profissionais que trabalham no Vietnã, Nigéria, Espanha, Paquistão, Cisjordânia e Brasil.

“Na arquitetura contemporânea as pessoas estão sempre preocupadas com edifícios bonitos ou projetos atraentes - arquitetura deve ser maior que isso", disse o arquiteto espanhol Santi Cirugeda, que será retratado no primeiro episódio da série. O trabalho de Cirugeda em Sevilha reivindica espaços urbanos abandonados para o público, apesar da auto-construção ser ilegal na Espanha.

O episódios também mostrarão Yasmeen Lari, primeira arquiteta do Paquistão e especialista em abrigos para situações emergenciais; Eyal Weizman, um arquiteto israelense que estuda o papel da arquitetura na ocupação de Israel na Palestina e a evolução da situação de guerra civil no ambiente urbano; e o arquiteto vietnamita Vo Trong Nghia, que se dedica a projetar edifícios ambientalmente sustentáveis e de baixo custo para as comunidades mais pobres do Vietnã. O arquiteto nigeriano Kunlé Adeyemi também será retratado, mostrando sua tentativa de implementar edificações flutuantes para solucionar o problema das inundações nas favelas da Nigéria; por fim, será mostrado o trabalho do arquiteto brasileiro Ricardo de Oliveira que, apesar de não ter nenhum treinamento formal, já construiu mais de cem casas na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro.

“Esta série desafia nossas concepções de arquitetura e projeto e o modo como os exibimos na mídia", disse Giles Trendle, Diretor da Programação da Al Jazeera English.

Fique de olho no ArchDaily Brasil, publicaremos os episódios assim que forem lançados. Para mais informações, siga @RebelArchitects on Twitter.

Sobre este autor
Cita: Watkins, Katie. "Rebel Architecture: nova série da Al Jazeera apresenta o trabalho de arquitetos ativistas" [Rebel Architecture: Al Jazeera’s New Series to Feature Activist Architects] 13 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625433/rebel-architecture-nova-serie-da-al-jazeera-apresenta-o-trabalho-de-arquitetos-ativistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.