O Palmeiral das Surpresas / Junquera Arquitectos

O Palmeiral das Surpresas / Junquera Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Colaboradores: Bet Figueras, Nb35, Grupo Jg, Ignacio Valero
  • Arquitetos Técnicos: Francisco Naranjo
  • Construtora: Heliopol
  • Arquitetos Responsáveis: Jerónimo Junquera García Del Diestro, Jerónimo Junquera González-Bueno, Ana Junquera González-Bueno, Liliana Obal
  • Cidade: Málaga
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Palmeiral das Surpresas, dos acontecimentos variados, permanentes ou temporários, um novo espaço para Málaga com a vocação para se converter em um espaço público de referência, um lugar de convivência para os cidadãos, algo tão necessário para a cidade.

Uma Praza Mayor - um espaço que se incorpora ao Mediterrâneo - é conformada por três elementos básicos: uma série de palmeiras, um pergolado que se desenvolve paralelamente à orla e um plano de conexão com a cidade.

© Jesús Granada

A Plaza Mayor fará parte de um novo itinerário de pedestres que inicia na Plaza de la Constitución, continua pela Rua Larios até a Plaza de la Marina, e segue pela sombra do pergolado até o palmeiral. O Passeio continua linearmente pela sombra da pérgola, serpenteando pelo palmeiral com um percurso repleto de surpresas. No final deste eixo está a Praça do Ócio, porta de conexão com a Málaga de Levante, lugar de encontro com o molhe do Ócio. Ao fim do percurso se encontra o Farol, a lanterna de Málaga e porta do mar a partir de onde é possível ver o skyline da cidade, com a silhueta da Catedral e da Alcazaba.

Frente ao espaço labiríntico do palmeiral, o passeio da pérgola se mostra um espaço direcional de traçado simples e claro. Para romper com sua monotonia a luz natural e artificial são manipuladas como elementos em constante mudança, criando uma sucessão de diferentes traçados e ritmos, oferecendo um jogo de luz e sombras que muda com a intensidade do sol ao longo do dia e de acordo com a fonte de luz, seja ela natural ou artificial.

© Heliopol

Compondo o cenário estão os museus e a estação marítima. Três caixas de vidro perpendiculares ao cais se erguem sobre pilotis, liberando o térreo. Os visitantes percebem este como mais um espaço do parque, apenas com caráter e densidade diferente. O acesso se dá através de uma plataforma de pedra que ocupa toda a projeção do edifício. Sob esta grande "varanda", o acesso ocupa apenas uma área pequena, uma caixa de vidro que abriga o saguão e o núcleo de comunicação vertical.

Planta Baixa

Os volumes que definem esses espaços se manifestam externamente como três grandes caixas de luz revestidas por uma membrana que é incorporada à massa vegetal do entorno. À noite estas grandes caixas de vidro têm seus espaços internos iluminados, expondo suas cores e movimentos para quem as vê de fora.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Málaga, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O Palmeiral das Surpresas / Junquera Arquitectos" [El Palmeral de Las Sorpresas / Junquera Arquitectos] 10 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625306/o-palmeiral-das-surpresas-junquera-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.