Ruas solares: podem se tornar uma realidade?

Trazer conceitos de eficiência energética aos nossos espaços públicos é uma ideia que já vem sendo estudada há década. Neste contexto, alguns projetos interessantes têm surgido, como a ciclovia Solarpath no parque Christ’s Pieces em Cambridge, na Inglaterra.

Nos Estados Unidos, dois pesquisadores estão desenvolvendo o Solar Roadways, um sistema que, se implementado, substituirá o asfalto das ruas e ciclovias por painéis solares e luzes LED cobertos por vidro reforçado e, segundo eles, reduziria em até 70% os acidentes de trânsito à noite. Além disso, a proposta conta com um sistema de aquecimento que ajudaria a derreter a neve.

Embora o vídeo do projeto tenha sido avisto por sete milhões de pessoas, algumas pessoas acham que seu alto custo pode ser uma barreira. De acordo com um dos desenvolvedores, 1,5 quilômetros destas ruas poderiam produzir energia para 428 lares nos EUA

Nas cidades onde neva, esta proposta, desenvolvida desde 2006 pelos engenheiros Scott e Julie Brusaw, seria bastante eficaz, especialmente em termos de segurança, pois os painéis de vidro reforçado teriam um sistema de aquecimento semelhante ao dos vidros traseiros dos carros que derreteria a neve imediatamente, sem a necessidade de recorrer a caminhões para removê-la.

Teste de derretimento da neve sobre os painéis solares - Solar Roadways.

Este tipo de via seria bastante útil também para carros elétricos, já que, eventualmente, poderia haver estações de abastecimento. Os painéis solares também poderiam ser instalados em estacionamentos, onde coletariam energia para este tipo de carro.

Solar Roadways © Sam Cornett

A poluição é outro problema que poderia ser reduzido com a implementação desta proposta. E não apenas por diminuir a poluição luminosa, mas também porque contaria com sistemas de coleta e reaproveitamento de águas pluviais; nos Estados Unidos, estima-se que 50% da poluição dos rios em áreas urbanas vêm das águas que acumulam nas ruas após as chuvas.

Como os painéis são de vidro, a primeira coisa que pensamos é que a resistência destas vias seria reduzida, limitando a passagem de certos veículos. No entanto, a Federal Highway Administration (FHWA), ligada ao Departamento de Transportes dos EUA, realizou testes de carga e resistência e constatou que esse sistema suportaria veículos de até 113 toneladas.

Além disso, se um painel apresentar alguma falha, um sinal é automaticamente eviado à central que, então, envia funcionários para intervir apenas nos painéis que apresentam problemas.

Solar Roadways © Sam Cornett

Os desenvolvedores do Solar Roadways dizem que estes painéis ocasionariam uma considerável diminuição na emissão dos gases do efeito estufa e podeiam ser aplicados em estacionamentos, parques, calçadas e qualquer área exposta ao sol.

Pavimentação com painéis solares - Solar Roadways.

Para o Dia da Terra, 22 de abril, os pesquisadores lançaram o seguinte vídeo como parte de uma campanha de crowdfunding na página Indiegogo, que visava arrecadar um milhão de dólares para, assim, continuar desenvolvendo o projeto. Apenas 21 dias após a campanha ser lançada, o projeto já havia angariado US$ 1,5 milhão e o vídeo assistido por mais de sete milhões de pessoas, compartilhado 157mil vezes no Facebook e 15 mil vezes no Twitter.

Via Plataforma Urbana. Tradução Maria Júlia Martins, ArchDaily Brasil.

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Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Ruas solares: podem se tornar uma realidade?" 03 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625062/ruas-solares-podem-se-tornar-uma-realidade> ISSN 0719-8906

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