Escola Infantil / MDR

Escola Infantil / MDR - Imagem 2 de 28Escola Infantil / MDR - Imagem 3 de 28Escola Infantil / MDR - Imagem 4 de 28Escola Infantil / MDR - Imagem 5 de 28Escola Infantil / MDR - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: MDR
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mathieu Ducros
Escola Infantil / MDR - Imagem 2 de 28
© Mathieu Ducros

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é parte de um terreno de alta qualidade em muitos aspectos: sua localização, centralizada em relação à cidade e portanto, a construção é harmoniosa, um encontro da refinada arquitetura antiga e um projeto com uma natureza contemporânea. Uma das grandes vantagens deste edifício, apesar de se situar em pleno centro histórico, é que ele se beneficia de uma situação altamente privilegiada: é parte de uma extraordinária parcela verde, além de sua localização que promove uma grande exposição e visibilidade.

Escola Infantil / MDR - Imagem 22 de 28
Planta Baixa Primeiro Pavimento

Todo o conjunto destaca a identidade mediterrânea deste terreno, o que é essencial para honrar a ideal integração do projeto.

Escola Infantil / MDR - Imagem 6 de 28
© Mathieu Ducros

Respeitando esta identidade Mediterrânea é possível através dos materiais adotados, mas também através dos volumes e proporção dos edifícios que levaram em conta as construções do entorno ao mesmo tempo mantém sua forte identidade: um projeto de uma escola é prioridade quando se trata de infraestruturas públicas.

Escola Infantil / MDR - Imagem 19 de 28
© Mathieu Ducros

A configuração do projeto se tornou uma necessidade e a ambição do edifício era 'alcançar' a Rue de la Chicaine, que leva ao projeto, apensar de uma grande lateral no sentido leste-oeste do terreno.

Escola Infantil / MDR - Imagem 23 de 28
Fachada Norte

O terreno tem inclinações notáveis​​: a primeira encosta é mais íngreme entre a rue de la Chicane e o pequeno bosque, no eixo Leste-Oeste; e uma segunda inclinação oferece uma orientação favorável para este terreno em seu lado sul. Tornou-se evidente planejar um edifício longitudinal com uma bela fachada sul em uma posição imponente de preservar a área de bosque. Além disso, este projeto foi perfeitamente adequado para a funcionalidade de uma escola.

Escola Infantil / MDR - Imagem 15 de 28
© Mathieu Ducros

A escola dedicada à crianças pequenas significa um acesso fácil e um layout interno otimizado: foi evidente planejar um edifício de caráter térreo. Instalar o edifício na parte superior do terreno vai permitir ter espaços externos protegidos e oferecer grande exposição, alongar o edifício ao leste permite elevar o edifício do solo para dar a ele uma forte identidade a partir da rua. Essa disposição oferece um grande espaço coberto para cerca de 50 carros e assim, otimiza o terreno para promover os espaços externos dedicados às crianças, ao invés de estacionamentos. A partir da rua, o projeto possui uma natureza mais urbana: além desta área de estacionamento diretamente acessível da rua, existe uma grande permeabilidade da vista dos espaços vizinhos, evitando o confinamento negativo da maioria dos espaços cobertos de estacionamento.

Escola Infantil / MDR - Imagem 13 de 28
© Mathieu Ducros

A escola é construída apenas no nível térreo, promovendo assim o fácil acesso. As salas de aula e os espaços associados são configurados entorno de um playground externo. Espalhado ao longo do eixo leste-oeste, se beneficia de uma grande exposição solar: sua disposição permite que cada sala de aula encontre seu lugar e promove grande vigilância por parte dos funcionários. Cada sala destas possui um acesso ao playground: as grandes janelas possuem diversas entradas para circulação. Agindo como um verdadeiro espaço de buffer, esta área de fluxo é protegida por uma cobertura que impede a exposição solar direta, mas permite a entrada do sol do inverno para aquecer o espaço. As salas de aula com janelas traseiras e dianteiras também se beneficiam desta regulação térmica e ventilação natural reforçados por um sistema de clarabóias, que também fornecem iluminação natural de alta qualidade.

Escola Infantil / MDR - Imagem 12 de 28
© Mathieu Ducros

Possui uma arquitetura muito forte que promove sua natureza inovadora, sem apelar para o artificial, e destaca a integração e percepção de um edifício público com uma disposição bem específica do projeto nesta localização.

Escola Infantil / MDR - Imagem 20 de 28
© Mathieu Ducros

A abertura e apropriação da inclinação natural do terreno, localizando a escola em apenas um nível resulta num layout simples e refinada arquitetura que destaca sua identidade Mediterrânea: o aconchego do tom natural da pedra fundamenta o projeto na sua localização específica; a brancura das paredes como se revestidas com cal, destaca o tom da pedra e protege o edifício contra superaquecimento. Nas laterais do edifício menos expostas, uma tonalidade amarelo-dourado traz um efeito brilhante. A passagem que dá para o parque infantil, bem como uma arcada, é integrada com elementos em metal branco, que similar à um véu, protege os espaços do sol.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Baillargues, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola Infantil / MDR" [Nursery School / MDR] 30 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624721/escola-infantil-mdr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.