Yahoo cria GPS que escolhe as rotas mais belas ao invés das mais curtas

O GPS é realmente uma ferramenta muito útil para quem precisa circular por cidades desconhecidas ou não tem um senso de direção muito apurado. Esse dispositivo sempre mostra o caminho mais curto e alguns aplicativos que contam com a colaboração dos usuários até avisam onde há congestionamentos ou obras na pista.

Quando estamos caminhando, no entanto, a situação pode ser outra; ao explorarmos uma cidade desconhecida geralmente queremos passar pelos lugares mais interessantes e ver as paisagens mais bonitas.

O trabalho de Daniele Quercia e alguns colegas do Yahoo Labs de Barcelona pretende mudar uma das funções básicas do GSP. A equipe desenvolveu um algoritmo que escolhe automaticamente a rota a seguir baseado na beleza da paisagem.

Segundo a equipe, “o objetivo é sugerir automaticamente rotas que não são apenas rápidas, mas também prazerosas de serem vistas.”

Tudo começou com a criação de banco de imagens de várias partes do centro de Londres, obtidas através do Google Street View e do Geograph. O passo seguinte foi obter opiniões sobre a “beleza” de cada lugar através de enquetes realizadas na página UrbanGems.

Londres. Cortesia de Meio Bit

O visitante do UrbanGems se depara com duas fotografias e escolhe a que achar mais bonita. Esse simples processo ofereceu uma visão mais ampla do que as pessoas em geral consideram uma paisagem bonita. Os dados resultantes são, então, transferidos para o mapa de acordo com o a pontuação de cada imagem.

Quando um usuário define uma rota, o algoritmo a compara com as rotas mais próximas e sugere aquela que possuir mais imagens de pontuação alta.

Quercia e sua equipe afirmam que as rotas são em média apenas 12% mais longas que os tradicionais caminhos mais curtos escolhidos pelo GPS, o que as torna atraentes também para pedestres.

Cortesia de MIT

O próximo passo da equipe será criar um aplicativo e testá-lo, inicialmente, em diferentes cidades da Europa e Estados Unidos.

Referência: MIT, Meiobit

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Yahoo cria GPS que escolhe as rotas mais belas ao invés das mais curtas" 30 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624719/yahoo-cria-gps-que-escolhe-as-rotas-mais-belas-ao-inves-das-mais-curtas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.