Arata Isozaki, o arquiteto que levou o Japão para o mundo

Arata Isozaki, o arquiteto que levou o Japão para o mundo - Mais Imagens+ 4

Nascido em uma família rica e graduado pela Universidade de Tóquio em 1954, Isozaki iniciou sua carreira trabalhando com Kenzo Tange. Em pouco tempo, se tornou seu protegido e mesmo depois de deixar a empresa de Tange em 1963, continuou trabalhando com seu antigo mentor ao longo dos anos 1970.

ALLIANZ Tower / Arata Isozaki + Andrea Maffei. Imagem © Alessandra Chemollo

Rapidamente conquistou reconhecimento na arquitetura, atraindo a atenção para a Biblioteca da Prefeitura de Ōita de 1966, um edifício de concreto que compartilha traços tanto com o brutalismo quanto com o metabolismo – um projeto que lhe rendeu prestigio o suficiente para que fosse convidado para ser o arquiteto-chefe da Expo de Osaka de 1970, ao lado de Tange.

Igualmente rápida foi sua recusa em aceitar qualquer categorização de sua obra. Suas primeiras obras de influência modernista rapidamente deram lugar a experimentações que incorporavam ideias contextualistas e pós-modernas. Seu senso de humor ajudou; o Fujimi Country Club (1973) na cidade de Oita assume a forma de um ponto de interrogação – supostamente simbolizando a perplexidade do arquiteo diante da obsessão nacional pelo golfe.

The Museum of Contemporary Art (MOCA) in Los Angeles. Image © Flickr user jchatoff licensed under CC BY 2.0

De qualquer maneira, seu estilo idiossincrático chamou a atenção; na década de 1980 desenvolveu o projeto para o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles e, posteriormente, recebeu comissões para os Jogos Olímpicos de 1992 e 2006 – ambas bem recebidas pela crítica por sua atenção aos locais onde foram construídas.

Segundo seu website, "Isozaki criou uma arquitetura tão pessoal em suas ideias e espaços que desafia a caracterização a partir de qualquer escola de pensamento. Ao mesmo tempo, resiste à tentação de aplicar uma assinatura em seus trabalhos, preferindo desenvolver soluções arquitetônicas específicas aos contextos político, social e cultural dos clientes e dos lugares em questão". Ainda hoje desafiando rótulos, seus projetos continuam a equilibrar pureza e complexidade.

The Palau Sant Jordi, Isozaki's design for the 1992 Barcelona Olympics. Image via Wikimedia. Image taken by Wikimedia user German Ramos in public domain

Nas últimas décadas, Isozaki recebeu alguns dos prêmios de maior prestígio em nosso campo, entre eles a RIBA Gold Medal em 1986, o Honor Award do American Institute of Architects em 1992, o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 1996 e, mais recentemente, o Prêmio Pritzker em 2019.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Goodwin, Dario. "Arata Isozaki, o arquiteto que levou o Japão para o mundo" [Arata Isozaki, the Architect who Brought Japan to the World] 23 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624403/em-foco-arata-isozaki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.