Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico

Como um dos principais expoentes do movimento high-tech britânico, Richard Rogers, se destaca como um dos arquitetos mais inovadores e distintos de sua geração. Rogers fez seu nome nas décadas de 1970 e 1980, com edifícios como o Centro Georges Pompidou em Paris e a sede do Lloyd's Bank em Londres. Até hoje, seu trabalho lida com motivos semelhantes, utilizando cores vibrantes e elementos estruturais aparentes para criar um estilo reconhecível, mas altamente adaptável.

Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 2 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 3 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 4 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 5 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Mais Imagens+ 13

Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 6 de 18
© 2013 Rogers Stirk Harbour + Partners LLP

Rogers nasceu em Florença em 23 de julho de 1933, mas sua família se mudou para a Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, quando ainda era criança. Depois de frequentar a Architectural Association em Londres, Rogers estudou nos Estados Unidos, na Universidade de Yale, onde conheceu o britânico Norman Foster. Depois de se formarem, os dois arquitetos uniram forças com Su Brumwell e Wendy Cheeseman para formar o Team 4. Embora esta colaboração tenha durado apenas quatro anos, foi uma passagem importante para a arquitetura britânica, com Rogers e Foster posteriormente se destacando como figuras de proa da cena britânica high-tech.

Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 13 de 18
Rogers House / Richard & Su Rogers. Image © Tim Crocker

Logo após a dissolução do Team 4, Rogers iniciou outra colaboração frutífera, desta vez com Renzo Piano. O grande ápice desta parceria ocorreu em 1971, quando, trabalhando com o arquiteto Gianfranco Franchini e o engenheiro da Arup Peter Rice, venceram o concurso para projetar o Centro Pompidou. Ainda jovens e relativamente desconhecidos internacionalmente, Rogers e Piano chocaram o público e a crítica com sua proposta radical que trazia para a fachada as instalações e infraestruturas do edifício.

Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 9 de 18
Inmos Microprocessor Factory. Imagem © Ken Kirkwood

Apesar a recepção controversa, após concluído, em 1977, o Centre Pompidou se tornou um dos edifícios mais adorados de Paris. Amplamente reconhecido como um momento decisivo na história da arquitetura, seu projeto despretensioso e futurista buscou romper com a aura elitista explorada em museus de arte em todo o mundo.

Algo semelhante aconteceu em Londres uma década depois. Desta vez atuando através do escritório Richard Rogers Partnership, Rogers empregou estratégia semelhante no Lloyd's of London Building, sendo alvo de críticas na época. Posteriormente, o edifício se tornou um marco do centro de Londres e foi reconhecido com prêmios nacionais.

Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 10 de 18
Lloyd's of London Building. Imagem © Mark Ramsay

Nos anos 90, Rogers se envolveu com a política e passou a fazer parte da Câmara dos Lordes [House of Lords]. Isso levou a um convite do governo para a criação da Força-Tarefa Urbana, que em 1998 conduziu uma revisão sobre as causas da deterioração urbana no Reino Unido e propôs uma visão para o futuro das cidades britânicas, publicada no artigo Towards an Urban Renaissance. Por 8 anos, atuou como consultor-chefe de arquitetura e urbanismo da Prefeitura de Londres.

Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 3 de 18
The Leadenhall Building. Image Courtesy of Richard Bryant – Courtesy of British Land/Oxford Properties

Rogers foi reconhecido com o Prêmio Stirling em 2006 e 2009 e com o Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2007.

In September 2020, Richard Rogers announced his retirement from Rogers Stirk Harbour + Partners after founding the practice 43 years ago.

Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 5 de 18
Millennium Dome. Image © Flickr user jamesjin licensed under CC BY-SA 2.0

Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 1 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 2 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 3 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 4 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 5 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 7 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 8 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 9 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 10 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 11 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 12 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 13 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 14 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 15 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 16 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 17 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Imagem 18 de 18Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico - Mais Imagens+ 13

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Richard Rogers, expoente do movimento high-tech britânico" [Richard Rogers, One of the Leading Architects of the British High-Tech Movement] 23 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624390/em-foco-richard-rogers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.