OMA divulga projeto de remodelação de um edifício industrial para as Galeries Lafayette, em Paris

O escritório OMA divulgou seu mais recente projeto que pretende unir os mundos da moda e da arquitetura: a remodelação de um edifício industrial do final do século XIX, localizado em Paris, para o grupo francês Fondation d'Entreprise Galeries Lafayette.

O OMA não é nenhum estranho para o mundo da moda, tendo colaborado na última década em diversos projetos de passarelas para a Prada, além da renovação de um palazzo do século XVI, localizado em Veneza, para a marca Benetton. Para a Galeries Lafayette, uma edificação de cinco pavimentos com planta em "U" e um pátio interno, construída em 1891, será transformada em um espaço de exposições e produção. Localizado no bairro Marais, um dos mais antigos de Paris, a obra é protegida pelo patrimônio histórico. O edifício deverá ser totalmente preservado, limpo e restaurado, e o projeto do OMA incluirá a construção de uma nova torre de exposição no pátio. Esta irá conter dois conjuntos de plataformas móveis que podem ser divididas em quatro plataformas independentes, potencializando a flexibilidade dos espaços.

Veja fotos e leia a descrição do projeto do OMA na continuação.

Fachada principal. Imagem © OMA

Texto fornecido pelo OMA: Uma edificação industrial do final do século XIX será remodelada para a Fondation d'Entreprise Galeries Lafayette visando abrigar espaços de exposições e produção, com foco na criação, inovação e pesquisa. O OMA propõe inserir uma torre de exposição no pátio do edifício. Esta contará com dois conjuntos de plataformas móveis que oferecerão um grande repertório de configurações espaciais; a flexibilidade programática proporcionada pelos diferentes arranjos potencializará o espaço do edifício existente. Um centro de produção localizado do edifício servirá à Fondation, enquanto que seu térreo servirá como passagem entre a Rue du Plâtre e a Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie e receberá os programas públicos.

O terreno se localiza no bairro Marais, no coração de Paris, cercado por artistas, artesãos, estúdios e oficinas. Esta área, na proximidade imediata do Centre Pompidou, é um dos bairros mais antigos da cidade e sua arquitetura distinta é protegida por um rigoroso plano de preservação patrimonial. O projeto se baseia na renovação de uma das propriedades históricas do Groupe Galeries Lafayette - um antigo edifício industrial, erguido em 1891 pelo fundador da loja de departamentos BHV. O edifício de cinco andares, com planta em "U" e com um pátio interno, expõe uma elegante fachada industrial para a Rue du Plâtre, enquanto que nos fundos uma passagem pública coberta oferece acesso à Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie.

Pátio interno. Imagem © OMA

O OMA foi escolhido em 2012 para transformar a estrutura existente em um centro de produção e exposição para a Fondation d'Entreprise Galeries Lafayette e, ao mesmo tempo, preservar e respeitar o patrimônio do edifício. O conceito arquitetônico deriva da necessidade de flexibilidade - um requisito comum em instituições culturais - e das restrições aplicadas ao terreno pelas autoridades do Patrimônio Municipal. Durante o processo de projeto, a área de preservação patrimonial aumentou, limitando ainda mais possíveis intervenções na edificação. A consequência disso foi a intensificação do programa arquitetônico.

Espaço de exibição na Rue du Plâtre. Imagem © OMA

A edificação do século XIX será totalmente preservada, limpa e restaurada a seu estado inicial, e uma nova torre de exposições será inserida no pátio (aprox. 100 m²). A torre possuirá dois pavimentos móveis que podem ser divididos em duas partes desiguais, criando assim quatro plataformas independentes. As plataformas se deslocarão ao longo de um sistema de trilhos e engrenagens, alinhando-se com os diversos níveis do antigo edifício. Acessível a partir das aberturas originais para o pátio, os novos espaços de exposição da torre ampliarão e articularão os espaços já existentes; os pisos móveis oferecem uma nova dimensão curatorial, complementando o uso tradicional da estrutura preservada.

Térreo, subsolo, torre de exibição, Model 1-50e. Imagem © OMA / Frans Parthesius

No subsolo estará localizado o centro de produção para as artes - um componente fundamental da instituição - onde artistas convidados concebem e constroem seus projetos. Este espaço, combinado à torre de exposições, impulsionará o desenvolvimento de novas ideias e trabalhos; artistas desenvolverão seus projetos de acordo com o arranjo das plataformas móveis. A área total da edificação é 2.500 m².

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Watkins, Katie. "OMA divulga projeto de remodelação de um edifício industrial para as Galeries Lafayette, em Paris" [OMA to Refurbish Paris Industrial Building for Galeries Lafayette] 23 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624387/oma-divulga-projeto-de-remodelacao-de-um-edificio-industrial-para-as-galeries-lafayette-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.