Edifício pré-escolar / Miguel Montor

Edifício pré-escolar / Miguel Montor - Mais Imagens+ 22

Santiago de Querétaro, México
  • Arquitetos: Miguel Montor; Miguel Montor
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Novaceramic
  • Projeto Estrutural: Juan José Larios
  • Construtor: Juvencio Álvarez
  • Paisagismo: Entorno - Hugo Sánchez, Tonatiuh Martínez
  • Cidade: Santiago de Querétaro
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como consequência do plano de renovação para a Escola Nuevo Continente, no campus de Querétaro, surgiu a oportunidade para este novo exercício que corresponde ao edifício da pré-escola. Esta é uma das peças fundamentais para a imagem da escola, já que não se trata apenas de um edifício escolar, mas da entrada do complexo educacional.

© Moritz Bernoully

O projeto foi inteiramente gerado a partir de três premissas fundamentais: atender a um orçamento muito limitado; ser construído em apenas 5 meses; e reutilizar a estrutura existente tanto quanto possível.

 Após analisar esses pontos e cuidadosamente propor o funcionamento do edifício, uma planta arquitetônica clara e um esquema executável simples, viável no curto período de tempo disponível, foram elaborados. Seguindo essas diretrizes, a paleta de materiais responde diretamente aos fatores determinantes: um edifício que possa ser majoritariamente pré-fabricado, permitindo a montagem de todos os elementos no local. 

© Moritz Bernoully

Fachadas pré-fabricadas de concreto, esquadrias comerciais, estrutura metálica, divisões internas modulares e um embasamento de blocos cerâmicos de fácil manutenção são os elementos básicos que compõem a tectônica do edifício.

© Moritz Bernoully

O conceito arquitetônico, materializado através de três grandes volumes sobrepostos numa fundação leve e dinâmica, proporciona unidade visual aos dois sistemas estruturais do edifício - a antiga e a nova estrutura. Um caminho central que distribui os acessos às salas de aula, escritórios dos diretores e demais serviços é o único espaço de circulação interno da escola. Além dele, o edifício conta com um grande rampa de pedestres que dá acesso ao segundo pavimento e proporciona dinamismo aos fluxos da escola. 

© Onnis Luque

A cor é uma parte importante do projeto da edificação, tanto para a imagem da pré-escola como para a identidade do edifício no complexo. A cor amarela foi escolhida como símbolo da pré-escola e usada na composição das fachadas, estabelecendo um sutil diálogo entre o concreto aparente  dos elementos pré-fabricados e o ritmo das esquadrias das janelas. 

Isométrica explodida 2

O resultado: um edifício que é muito claro em sua concepção, com uma imagem forte e dinâmica voltada para a cidade, e que conta com uma grande entrada para pedestres e veículos; um projeto sintético, racional e despretensioso com resultados claros.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zaragoza 61, Colonia la Capilla, 76176 Santiago de Querétaro, Querétaro, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício pré-escolar / Miguel Montor" [Pre-School Building / Miguel Montor] 23 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624381/edificio-pre-escolar-miguel-montor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.