CaixaForum Zaragoza / Estudio Carme Pinos

CaixaForum Zaragoza / Estudio Carme Pinos - Mais Imagens+ 32

Zaragoza, Espanha
  • Arquitetos: Estudio Carme Pinós; Estudio Carme Pinós
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Santonja
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ASCENDER Seating, Adapta Color, ULMA Architectural Solutions
Courtesy of Estudio Carme Pinós

Descrição enviada pela equipe de projeto. Iniciamos o projeto propondo dois desafios.

O primeiro: projetar um edifício que possa "ser sentido como uma cidade" - tando por sua singularidade como pelas espaços públicos que conforma. 

O segundo: projetar um edifício que, quando nos deslocamos por seus espaços, nos conecte a perspectivas distantes; porém, ao mesmo tempo, um edifício que proporcione introspecção em suas salas de exposição.

Courtesy of Estudio Carme Pinós

Em outras palavras, um edifício que seja "sentido como uma cidade" e que nos faça sentir parte dela quando estamos dentro dele.

Corte

Solucionamos estes dois desafios elevando o nível das salas. Isso permitiu liberar o térreo, local destinado a espaços mais abertos e transparentes: o saguão e a loja. Nosso objetivo é criar espaços públicos, fazer o parque se estender até a cidade, passando sob o edifício.

© Ricardo Santonja

Abaixo das salas de exposições elevadas há um jardim semi-subterrâneo que serve como saída do auditório e que também pode ser considerado uma antessala ou uma área de refeições externa. Assim, o auditório - localizado no subsolo e acessível a partir do saguão - se conecta diretamente com a cidade através do jardim.

Planta do térreo

As duas salas suspensas estão em níveis diferentes, assim, um visitante que sai de uma delas é contemplado com perspectivas da cidade  enquadradas abaixo da outra sala de exposição. Consideramos necessária a presença de áreas de estar e relaxamento entre as duas salas, isto é, entre as exposições. 

© Ricardo Santonja

Na porção superior do edifício, contando com vistas para a cidade, há um café e um restaurante. Oposto a estes e criado pela diferença de níveis entre as salas de exposição há um terraço-bar que oferece perspectivas para uma paisagem fantástica.

Courtesy of Estudio Carme Pinós

Devido à sua estrutura ousada e singular, nosso edifício parece ser um elemento escultural em meio ao parque. 

Corte

Queremos que nosso edifício se torne um símbolo do progresso da técnica e da generosidade da cultura - queremos que ele seja um reflexo apenas das melhores coisas de nosso tempo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle José Anselmo Clave, 4, 50004 Zaragoza, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "CaixaForum Zaragoza / Estudio Carme Pinos" [CaixaForum Zaragoza / Estudio Carme Pinós] 20 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624174/caixaforum-zaragoza-estudio-carme-pinos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.