Terceiro lugar no concurso de ampliação do SENGE-RS / 0E1 Arquitetos + Jaqueline Lessa + MASA + Metropolitano Arquitetos + Valls Engenharia

UM ENSAIO SOBRE MEDIANEIRAS

“É o segundo homem que determina se a criação do primeiro será levada adiante ou destruída." BACON, Edmund. 1967

1. DO VAZIO

Partindo do pressuposto de que a cidade é o resultado direto da sobreposição espaço-temporal de edificações, toda intervenção arquitetônica deve buscar uma relação de respeito e atenção a toda pré-existência. É essa a relação que propomos. O terreno disponível para a expansão da Sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul se apresenta como um vazio entre muros, um hiato entre edificações que prejudica a continuidade das ruas onde se insere.

Cortesia de Equipe do projeto

Se, na Av. Érico Veríssimo, o vazio possui apenas 2 pavimentos - entre a base do SENGE e o pavilhão lindeiro -, na R. Visconde do Herval o intervalo assume proporção considerável, com empenas cegas de aproximadamente vinte metros em cada uma de suas faces; um cânion entre duas edificações. O trabalho do arquiteto, na dupla condição de usuário e projetista, reside, portanto, na identificação, interpretação e proposição de oportunidades como a apresentada neste trabalho.

Cortesia de Equipe do projeto

2. DA INTERVENÇÃO

São realizadas três operações para conceber a edificação: A. Preenchimento: Os hiatos nas duas fachadas do terreno apontam para a necessidade de completamento de silhuetas, tomando as edificações vizinhas como gabarito volumétrico.

B. Definição de Limites: Por se tratar de um anexo a edificação já existente, torna-se necessária a diferenciação entre as duas divisas. Junto as edificações vizinhas são locados programas fixos, como circulações e instalações, enquanto a divisa com a Sede atual do SENGE é mantida de modo a permitir a eventual ligação entre os blocos.

Cortesia de Equipe do projeto

C. Conexão: Ao locar todo programa fixo na divisa com os lotes lindeiros, oportuniza-se a conexão franca com a pré-existência. Para garantir a existência de uma verdadeira galeria, eleva-se o programa sobre pilotis, gerando uma nova oportunidade de percurso que se apresenta na forma de uma praça pública e coberta, catalisando a troca e potencializando o encontro.

Implantação. Image Cortesia de Equipe do projeto

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Terceiro lugar no concurso de ampliação do SENGE-RS / 0E1 Arquitetos + Jaqueline Lessa + MASA + Metropolitano Arquitetos + Valls Engenharia" 19 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624144/terceiro-lugar-no-concurso-de-ampliacao-do-senge-rs-0e1-arquitetos-mais-jaqueline-lessa-mais-masa-mais-metropolitano-arquitetos-mais-valls-engenharia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.