Restaurante Mestizo / Smiljan Radic

Restaurante Mestizo  / Smiljan Radic - Imagem 1 de 48
© Gonzalo Puga
Santiago, Chile
  • Arquitetos: Smiljan Radic; Smiljan Radic
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  652
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Puga

Restaurante Mestizo  / Smiljan Radic - Imagem 2 de 48Restaurante Mestizo  / Smiljan Radic - VigaRestaurante Mestizo  / Smiljan Radic - VigaRestaurante Mestizo  / Smiljan Radic - Imagem 5 de 48Restaurante Mestizo  / Smiljan Radic - Mais Imagens+ 43

  • Construção: Constructora Alcoy Ltda.
  • Engenheiro Estrutural: Luis Soler y Asoc.
  • Iluminação: Eduardo Godoy
  • Colaboradores: Danilo Lazcano, Cristobal Tirado, Gonzalo Torres
  • Cidade: Santiago
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Mestizo  / Smiljan Radic - Imagem 26 de 48
© Gonzalo Puga

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto ganhou uma licitação pública para um restaurante no Parque Las Américas, pela Câmara Municipal de Vitacura, em Santiago, em 2005.

O Mestizo está localizado no extremo nordeste do parque em construção projetado pelo arquiteto Teodoro Fernández. Ocupa uma área de frente para os jardins de água extraordinários, imprensado entre um morro e um passeio de pedestre que corre ao longo da Avenida Bicentenário.

O primeiro projeto para o concurso consistia em construir com traços de pontos imaginários tomados literalmente. No modelo de teste, um bóia para as crianças de PVC revestido de poliéster que seria o telhado do salão; vigas de apoio industrial para o suporte do perímetro do teto e peças de mármore transportadas do canteiro de obras. O ambiente construído teria base na interpretação de pesos físicos e densidades de cada elemento individual. Tudo foi concebido para criar um pavilhão de estranhamento,  como aqueles que aparecem de repente em parques históricos: o pavilhão chinês, japonês, grego, hall de aves, etc.

Restaurante Mestizo  / Smiljan Radic - Imagem 7 de 48
© Gonzalo Puga

Esta versão, aprovada pelo cliente, não foi colocada em prática porque pensava-se que o Município não aceitaria este artefato de material socialmente efêmero. Decidimoa mudar os pesos e o imaginário, sem alterar o conceito inicial de estranhamento: colocamos vigas de concreto armado pretas e lajes do mesmo material associados. Sua forma obtivemos de alguns grafittes urbanos pela cidade. Estas lajes são o céu falso do ambiente e descem as vigas para suportar pedras em lugares estratégicos, de diferentes tamanhos, alturas e pesos de até 10 toneladas. Felizmente, o novo modelo deve muito aos primeiros pavilhões e Sverre Fehn e ouso dizer que ocupa o mesmo sistema de desenho que detectamos em uma construção de Josep Quetglas B.Lubetkin, mas aqui no Chile as cariátides foram alteradas por granitos andinos.

Restaurante Mestizo  / Smiljan Radic - Imagem 5 de 48
© Gonzalo Puga

"Essa abordagem de coisas de origem formalmente divergente é um procedimento comum em Lubetkin. Em Highpoint II, a ousada e fina laje de concreto foi apoiada por duas estátuas, reproduzindo as cariátides do Erechtheion. Lubetkin reconheceu que qualquer apoio da laje de concreto é uma perda, em comparação com a capacidade formal da laje para sugerir um balanço sem apoios.”

Situação

Tradução do artigo original feita por Maria Julia Martins. Equipe ArchDaily Brasil.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bicentenario, Vitacura, Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Mestizo / Smiljan Radic" 18 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624109/restaurante-mestizo-smiljan-radic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.