Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram

Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram - Imagem 1 de 19
© Julien Lanoo
  • Arquitetos: Marc Mimram
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Julien Lanoo

Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram - Imagem 2 de 19Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram - Imagem 3 de 19Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram - Imagem 4 de 19Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram - Imagem 5 de 19Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram - Mais Imagens+ 14

  • Engenheiro Estrutural: Marc Mimram
  • Engenheiro Acústico: PEUTZ & Associés
  • Construtora: Leon Grosse
  • Cidade: Strasbourg
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os espaços de ensino de La Fabrique são projetados na paisagem da cidade, incentivando os estudantes a se envolver com o contexto do edifício e permitindo que a cidade observar o interior do edifício através da envoltória com nervuras da fachada. O térreo transparente dá a sensação de que uma força gravitacional puxou o edifício para cima deixando-o descansar sobre salto-altos, permitindo que a cidade exista sob ele.

Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram - Imagem 17 de 19
Corte 1

A massa do edifício consiste em blocos de dois pavimentos empilhados. O bloco que consiste os dois primeiros pavimentos estão assentados sobre um térreo transparente, enquanto que os blocos superiores recuam em relação à este, moldando o volume do edifício dentro das limitações impostas pela legislação urbana. Os blocos estão unidos pela envoltória comum, uma membrana de alumínio semitransparente que envolve as 'caixas de vidro'.

Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram - Imagem 3 de 19
© Julien Lanoo

Uma cortina de metal desliza entre as grandes janelas para emoldurar as vistas da cidade, do casario à sua imponente catedral. Durante o dia, o edifício reflete as mudanças de luz à medida que o sol se move em torno da fachada; durante a noite, o interior e exterior são revertidos, revelando o esqueleto do edifício e se transformando entre transparente e opaco.

Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram - Imagem 5 de 19
© Julien Lanoo

Segundo Marc Mimram, Diretor Fundador:

“A localização central apresentou uma oportunidade rara de uma escola de arquitetura em estabelecer um diálogo entre a cidade e o estudo de arquitetura. A relação entre estrutura e envoltória foi a fundação da prática de arquitetura desde o período Gótico, e desde o século XIX foi magistralmente expressado através das estruturas metálicas.

Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram - Imagem 2 de 19
© Julien Lanoo

Atualmente pode haver uma tendência de fechamento, de engrossar e solidificar, de nos separar do meio ambiente e dos elementos naturais. La Fabrique expressa uma ambição renovada para resistir a esta tendência e para abrir o prédio para a cidade e os skylines urbanos ".

Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram - Imagem 4 de 19
© Julien Lanoo

A nova escola foi acima de tudo, desenhada como uma ferramenta para seus estudantes, uma maneira de experimentar o estudo de arquitetura e configurar espaços compartilhados onde interagir, colaborar e descobrir. O nome do edifício, La Fabrique, faz referência à história do terreno, mas também ecoa o estudo de arquitetura: a construção do conhecimento e o conhecimento de construir.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4 Boulevard du Président Wilson, 67000 Strasbourg, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Arquitetura de Strasbourg / Marc Mimram" [Strasbourg School of Architecture / Marc Mimram] 15 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623988/escola-de-arquitetura-de-strasbourg-marc-mimram> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.