Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture

Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture - Imagem 1 de 20
© Yunus Özkazanç

Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture - Imagem 2 de 20Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture - Imagem 3 de 20Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture - Imagem 4 de 20Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture - Imagem 5 de 20Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture - Mais Imagens+ 15

  • Arquiteto Responsável: Kerem Yazgan, Burak Turgutoğlu
  • Estrutural: Aydin Pelin - Can Binzet Consultancy Engineering Inc
  • Empreiteiro: Mervecan Construction
  • Paisagem: Yazgan Design Architecture
  • Elétrica: Nuve Lighting Industry and Trading Co
  • Mecânica: Ünlü Engineering
  • Cidade: Ankara
  • País: Turquia
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture - Imagem 12 de 20
© Yunus Özkazanç

Descrição enviada pela equipe de projeto. METU MODSIM é um edifício situado em um terreno de 5.200 m² que se conecta e contrasta com seu contexto. Por um lado, ele cumpre os valores contextuais considerando a cor da fachada, a altura do edifício, os níveis do terrenos, a direção do sol e do eixo de pedestres. Estando no meio de uma floresta de álamo, a fachada do edifício é um reflexo de todo o verde do entorno.

Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture - Imagem 14 de 20
© Yunus Özkazanç

Por outro lado, os 4.200 m² de edificação exibem uma identidade única, mostrando um conhecimento diferente em termos formais, espaciais e contextuais de produção e a escolha dos materiais. Sua rigorosa geometria retangular dá a possibilidade do edifício ser visto de todos os pontos de seu esverdeado entorno. Esta geometria retangular também abriga um modo diferente no desenvolvimento da planta baixa. Basicamente, a planta é constituída de tiras feitas de elementos arquitetônicos. Estas são justapostas camada por camada, a partir do exterior para o interior e cercam o átrio interno. Essas tiras são:

  1. Estrutura de aço fazendo o sombreamento da fachada externa
  2. A própria fachada, sendo composta de vidro pintado de cinco cores diferentes de esmaltes
  3. Cômodos de trabalho
  4. Área de serviço composta por elementos como armazenamento, shafts, chaminés e etc
  5. Circulação
  6. Átrio
  7. Piscina revestida de espelho baseada no centro.

Cada elemento arquitetônico tem autonomia já que eles existem dentro de uma totalidade.

Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture - Imagem 5 de 20
© Yunus Özkazanç

O edifício tem um programa duplo: centro de simulação e de pesquisa. Embora estes dois programas não se misturem em termos de circulação, são concebidos de tal forma que possam ser integrados no futuro. Para ganhar esta flexibilidade no desenvolvimento programático, o padrão de faixa em camadas, que se assemelha aos desenhos de tapetes turcos, é integrado com uma grade em terceira dimensão. O sistema estrutural e os componentes do edifício estão locados segundo uma malha de 7m x 7m e uma grade secundária de 1,4 m x 1,4 m. A matriz é composta desta forma. O menor espaço divisor comum dessa matriz tridimensional é um cômodo. Os componentes do interior do edifício, sendo estes paredes, janelas, tetos falsos, eixos, elementos de iluminação, dutos, shafts, interruptores, etc, e do exterior, toldos, revestimentos do piso da praça, portas de entrada, etc, encontram um lugar no projeto através desta matriz tridimensional. Os elementos construtivos são brutos, facilmente desmontáveis e remontáveis e abertos à reestruturação. Cada futura mudança no projeto deve respeitar esta grade.

Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture - Imagem 6 de 20
© Yunus Özkazanç

Além disso, o projeto não foi desenvolvido apenas pelo arquiteto; houve um trabalho colaborativo também entre o cliente e os engenheiros. A matriz projetada com as tiras e a grade originou um ambiente de trabalho pacífico entre diferentes protagonistas durante o processo de construção. O edifício é o resultado de um sistema de referência tridimensional através da matriz e de seus elementos e relações constitutivas.

Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture - Imagem 16 de 20
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ankara/Ankara Province, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Simulação e de Pesquisas Modsim / Yazgan Design Architecture" [Modsim / Yazgan Design Architecture] 12 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623868/centro-de-simulacao-e-de-pesquisas-modsim-slash-yazgan-design-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.