SeNEMAU 2014 / Florianópolis - SC

O XVIII Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo - SeNEMAU Floripa, acontecerá dos dias 29 de julho a 04 de agosto no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. O seminário é um evento anual promovido pela FeNEA, Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura, e é um momento em que os estudantes de todo o País se encontram para trocar experiências e discutir sobre o papel social do arquiteto e debater formas de democratizar o seu trabalho.

Courtesy of SeNEMAU Floripa 2014

A programação da semana contará com palestras, momentos de reflexão entre os estudantes, vivências na cidade, apresentações culturais e uma atividade prática, o mutirão, a ser realizado através de uma intervenção de construção numa comunidade de Florianópolis. O evento contará com a presença de convidados como os arquitetos Pedro Arantes, Tomaz Lotufo, Thiago Ferreira, o grupo Basurama e o arquiteto uruguaio Raúl Vallés, além de outros convidados. Nesse ano, a temática discutida será “Fazer a cidade, refazer a nós mesmos”:

As cidades são uma tentativa do ser humano de refazer o mundo de acordo com seus desejos. Estamos, no entanto, condenados a viver neste mundo que criamos. Convivemos com os problemas urbanos gerados através de anos de desenvolvimento excludente, que aumenta a desigualdade social, a degradação ambiental, a violência urbana, a informalidade, gerando serviços públicos de má qualidade e espaços urbanos desqualificados tanto na cidade formal quanto na cidade informal.

A compreensão do contexto econômico, social, cultural e espacial no qual se inserem as relações de produção arquitetônica possibilita a formação de arquitetos e urbanistas cientes da necessidade de desenhar, projetar e construir em conjunto com as comunidades.

O SeNEMAU, para além de um espaço dos Escritórios Modelo de Arquitetura, pretende ser um espaço aberto de contínua descoberta da cidade como reflexo de nós mesmos, de experimentação e confluência entre teoria e prática transformadora. E como disse Robert Park: “E assim, indiretamente e sem nenhuma clara ideia da natureza de sua tarefa, ao fazer a cidade, o ser humano refaz a si mesmo.

O SeNEMAU Floripa é um evento aberto, no qual qualquer pessoa pode se inscrever e participar. As inscrições já estão abertas e você pode encontrar o texto da temática na íntegra e mais informações a respeito do seminário no site ou na página do facebook.

  • Título

    SeNEMAU 2014 / Florianópolis - SC
  • Website

  • Organizadores

    AMA - Atêlie Modelo de Arquitetura
  • De

    29 de Julho de 2014 12:00 PM
  • Até

    04 de Agosto de 2014 06:00 PM
  • Onde

    UFSC
  • Endereço

    Florianópolis - Santa Catarina, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "SeNEMAU 2014 / Florianópolis - SC" 12 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623860/senemau-2014-florianopolis-sc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.