Projeto "Casa Futebol" propõe a reapropriação dos estádios da copa para habitação

O projeto teórico "Casa Futebol" dos arquitetos do 1week1project, propõe a reapropriação dos estádios da copa através da construção de módulos habitacionais de aproximadamente 105 m². Isto não nega a popularidade e o interesse do povo brasileiro pelo futebol, no entanto, neste mesmo contexto cria uma divertida uma alternativa ao déficit habitacional. O projeto considera o funcionamento regular dos estádios, que disponibilizariam parte do dinheiro dos ingressos para financiar a construção e manutenção das habitações. Substituir parte das arquibancadas por unidades prefabricadas, ocupando também a fachada externa; Casa Futebol proporciona uma escala humana para estas monumentais construções.

Veja a seguir algumas imagens da proposta.

Arena das Dunas / Populous

Projeto "Casa Futebol" propõe a reapropriação dos estádios da copa para habitação  - Imagem 2 de 8
Fotomontagem de 1week1project para a Arena das Dunas / Fotografia Original por Jobson Galdino
Projeto "Casa Futebol" propõe a reapropriação dos estádios da copa para habitação  - Imagem 5 de 8
Fotomontagem de 1week1project para a Arena das Dunas / Fotografia Original por copa2014.gov.br

Estádio Nacional de Brasília / Castro Mello

Projeto "Casa Futebol" propõe a reapropriação dos estádios da copa para habitação  - Imagem 4 de 8
Fotomontagem de 1week1project para o Estádio Nacional de Brasilia / Fotografia Original por EFE
Projeto "Casa Futebol" propõe a reapropriação dos estádios da copa para habitação  - Imagem 3 de 8
Fotomontagem de 1week1project para o Estádio Nacional de Brasilia
Projeto "Casa Futebol" propõe a reapropriação dos estádios da copa para habitação  - Imagem 8 de 8

1week1project

Axel de Stampa e Sylvain Macaux são dois arquitetos formados pela École d’Architecture de Paris-Belleville. Atualmente dividem seu tempo entre Paris e Santiago, Chile. 

Em 2013, quando criaram o escritório 1week1project, Axel de Stampa e Sylvain Macaux se propuseram o desafio de produzir um projeto de "arquitetura espontânea" por semana, ou seja, 52 projetos por ano. Foram, no entanto, produzidos "apenas" 25 projetos até o momento, mas o desafio continua. "Todos os lugares , sejam urbanos, paisagens ou digitais, têm algo de novo a oferecer. Carregam consigo as potencialidades de um futuro a imaginar. Tornar os espaços mais lúdicos, transmitir uma emoção mais intensa ou devolver ao público seu papel de ator principal: as possibilidades são infinitas. Cabe a nós revelá-las e atribuir-lhes novas identidades."

"Este trabalho em andamento é uma empreitada coletiva: convidando diferentes participantes aliamos a uma prática fundamentalmente multidisciplinar nosso desejo de confrontar diferentes olhares."

* O projeto não possuí o consentimento dos arquitetos responsáveis pelos projetos originais dos estádios e são apenas propostas teóricas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipo PARQ. "Projeto "Casa Futebol" propõe a reapropriação dos estádios da copa para habitação " [Proyecto "Casa Futebol" propone la re apropiación residencial de los estadios de Brasil 2014] 10 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623809/projeto-casa-futebol-propoe-a-reapropriacao-dos-estadios-da-copa-para-habitacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.