Prefeitura de Bagnolet / Jean-Pierre Lott Architecte

Prefeitura de Bagnolet / Jean-Pierre Lott Architecte - Mais Imagens+ 17

Bagnolet, França
  • Empreiteiro: Ville de Bagnolet
  • Empreiteira Executiva: Sequano Aménagement
  • Empresa De Engenharia: BERIM
  • Cenografia: MAS EA Consultants
  • Empresa Geral: Urbaine de Travaux
  • Gerente De Projeto: Anne-Flore DEROBERT
  • Cidade: Bagnolet
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reconstrução da prefeitura de Bagnolet faz parte de um projeto de regeneração urbana de longo alcance para o centro da cidade. Os cinco objetivos do projeto, que abrangem o novo desenvolvimento, são:

▶ desenvolver a quadra da prefeitura;

▶ criar uma conexão com o edifício histórico existente;

▶ fechar a Rua Benoit Hure (cujo único uso era proporcionar o acesso ao estacionamento Mercuriales);

▶ projetar um edifício cuja escala fosse compatível com os edifícios existentes e ajudasse a reorganizar o espaço;

▶ abrir uma zona pedonal que liga o cinema e as lojas, a fim de desenvolver a vida comunitária.

© Luc Boegly

PROGRAMA

A empresa de Jean-Pierre Lott foi encarregada de representar o novo edifício de modo simples e claro e, ao mesmo tempo, preservar a prefeitura histórica e sua localização no meio da praça. Sua proposta foi a instalação de uma "escultura" composta de três lajes salientes e dimensionada para o tamanho da prefeitura neoclássica existente. Esta justaposição do antigo e do novo imediatamente cria uma conexão entre os dois edifícios.

© Luc Boegly

Do lado da rua, a fachada dos escritórios é protegida por uma película composta por uma malha trançada de aço inoxidável que protege os escritórios da vista e da luz solar direta. A fachada também possui passagens para evasão dos funcionários a partir de todos os escritórios em caso de um incêndio. O projeto inclui pátios e jardins de inverno na parte lateral do edifício (aquele onde havia uma rua), que proporcionam uma agradável vista para os funcionários de dentro da prefeitura e para o prédio vizinho.

© Mairie de Bagnolet

CONFIGURAÇÃO

A fim de conseguir um efeito harmonioso, o edifício foi projetado com um grande átrio, que é visível a partir de cada andar e que dá à prefeitura um senso de unidade e comunidade. Ao entrar no edifício, há um grande salão para acolher o público. Esta é uma área para que as pessoas se encontrem e socializem e para a realização de exposições. As outras áreas abertas ao público são agrupadas nos primeiros dois andares, de modo a limitar este fluxo no interior do edifício. Cada andar é servido por três elevadores situados no hall (ver foto abaixo).

No primeiro andar uma passarela liga a prefeitura histórica e o novo edifício, ligando assim o salão para casamentos com o restante do conjunto.

As fachadas apresentam varandas angulares revestidas por uma malha de painéis de aço inoxidável. Cada escritório abre-se para este espaço, aumentando assim a sua área útil externamente.

Corte

O objetivo desta dupla pele é:

- Fornecer aos escritórios uma saída de emergência alternativa às saídas que levam ao átrio (tal como solicitado pelos serviços de bombeiros);

- Distanciar os escritórios, áreas de oficinas e áreas públicas;

- Garantir excelência no controle solar para os escritórios, que são totalmente envidraçados.

© Luc Boegly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bagnolet, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Prefeitura de Bagnolet / Jean-Pierre Lott Architecte" [Bagnolet Town Hall / Jean-Pierre Lott Architecte] 06 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623489/prefeitura-de-bagnolet-jean-pierre-lott-architecte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.