NL Architects vence a competição para projetar o Centro ArtA de Arnhem

O escritório NL Architects, com sede em Amsterdã, foi selecionado para projetar o novo Centro ArtA em Arnhem, um novo conjunto artístico que receberá o Arnhem Museum e o Focus Cinema. Escolhido dentre uma lista que incluía os escritórios BIG, Kengo Kuma & Associates e SO-IL, o projeto do NL Architects conta com um parque urbano em sua cobertura com vistas para o Reno, salas de cinema subterrâneas e um amplo museu escalonado.

A decisão do júri elogia o projeto pelo modo como ele "irradia entusiasmo", e pelo conceito "simples e claro", além de ressaltar a mentalidade "inventiva e inovadora" dos arquitetos.

Mais sobre o projeto e a escolha do júri, a seguir.

NL Architects vence a competição para projetar o Centro ArtA de Arnhem - Mais Imagens+ 12

View from the Rhine. Image Courtesy of NL Architects

O projeto foca no nível térreo da Art Square, um amplo espaço que se abre para a rua. Esse espaço serve como "intermediário público" entre o edifício e a cidade, e também conecta o museu acima com o cinema e o teatro abaixo. O júri elogiou esse elemento pelo modo como ele está alinhado "aos resultados de estudos recentes que mostram que o hall, em muitos conjuntos artísticos, é a área central, onde há algo para se fazer e algo para experienciar."

Arts Square from above. Image Courtesy of NL Architects

As salas de cinema se localizam abaixo da Art Square, contudo, uma delas parece "escapar" da base, tornando-se um proeminente e visível emblema para todo o cinema e animando o vasto espaço do Hall. Acima do hall há o museu aberto e escalonado, descrito pelos arquitetos como um espaço que "combina uma planta 'aberta' - que permite infinitas configurações - com uma experiência espacial específica."

City View. Image Courtesy of NL Architects

Coroando o projeto há um parque de inspiração barroca, com grandes escadarias separando cada um de seus níveis e grandes janelas voltadas para os espaços do museu logo abaixo. O parque se desfaz como uma cascata em direção à cidade, convidando os pedestres a atingir o ponto mais alto, onde são recompensados com vistas espetaculares para o Reno.

Museum. Image Courtesy of NL Architects

O júri conclui dizendo que está "convencido de que a abordagem e mentalidade dos arquitetos poderia resultar num conjunto artístico contemporâneo que atende às altas expectativas. A visão do NL Architects garante uma simbiose entre o cinema e o museu, ao passo que também oferece oportunidades de explorar novas formas de uso do edifício. A praça proposta enriqueceria muito o espaço público do entorno."

Birds-eye view. Image Courtesy of NL Architects
  • Competição

    ArtA Cultural Center
  • Premio

    Vencedor
  • Arquitetos

  • Localização

    Meijnerswijk 5, 6841 HA Arnhem, Países Baixos
  • Área

    8500.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Meijnerswijk 5, 6841 HA Arnhem, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Stott, Rory. "NL Architects vence a competição para projetar o Centro ArtA de Arnhem" [NL Architects Chosen to Design Arnhem's ArtA Center] 27 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623169/nl-architects-vence-a-competicao-para-projetar-o-centro-arta-de-arnhem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.