As 20 palestras TED mais inspiradoras para arquitetos

Está se sentindo sem inspiração ultimamente? Para aquela guinada inicial, experimente assistir alguma uma das vinte Conferências TED - uma continuação do post do ano passado sobre "As 10 palestas TED mais inspiradoras para arquitetos". Onde quer que seus interesses estejam, os apaixonados palestrantes que estão nesses vídeos - desde o fundador da WikiHouse, Alastair Parvin, ao fotógrafo Iwan Baan e o grande Moshe Safdie - vão deixar sua criatividade fluir livremente. Confira todos eles depois do intervalo.

1. Carolyn Steel: Como a Comida molda nossas cidades

Antes da agricultura, assentamentos permanentes não existiam e nem poderiam existir. A arquiteta Carolyn Steel discute como a comida moldou as cidades que vivemos, fazendo com que os espectadores percebam que nosso mundo é feito daquilo que comemos. Estimando que a população das cidades irá dobrar até 2050, ela coloca a comida como ferramenta poderosa para moldar positivamente nossos ambientes urbanos futuros. Para mais dos perigos de como nós atualmente produzimos e distribuímos a comida, confira Agricultura Urbana: o que Cuba pode nos ensinar.

2. Alastair Parvin: Arquitetura para as pessoas e pelas pessoas

Quando Alastair Parvin se formou na escola de arquitetura alguns anos atrás, muitos dos arquitetos europeus estavam sem trabalho. Ele parou de se fixar no que ele "deveria" produzir - edifícios - e ao invés disso, ele se engajou no pensamento estratégico que aprendeu na escola para fazer de si mesmo mais útil. Parvin começou a refletir sobre as pessoas que nunca teriam condições de contratar um arquiteto e como eles poderiam se beneficiar do chamado design thinking. Disso nasceu a WikiHouse – um sistema de construção open source que permite qualquer pessoa, em qualquer lugar, construir uma casa.

3. Tim Brown: Arquitetos – Pensem grande

Tim Brown faz um apelo para arquitetos e projetistas para ir além de suas profissões e "focar menos no objeto e mais no chamado design thinking como abordagem." Ele defende essa estratégia como resposta para muitos dos problemas do mundo, quaisquer que sejam, convocando os espectadores a refletir sobre esses problemas e o que podemos fazer em relação à eles. 

4. Iwan Baan: Casa engenhosas em lugares inesperados

Iwan Baan é famoso por viajar e documentar arquitetura ao redor do mundo. Em sua TED Talk, Baan fala sobre sua experiência por trás das câmeras e, especialmente, sobre sua fascinação com o que acontece com arquitetos e planejadores vem e vão de um lugar. Mais de uma vez, Baan já passou por assentamentos em lugares que pareceriam improváveis, erguidos pela ingenuidade das pessoas sem nenhum treinamento de projeto. Para descobrir como que 3.000 Venezuelanos tornaram habitável um edifício inacabado de 45 pavimentos, sem elevador, confira esta publicação com fotos desta habitação vertical conhecida como Torre David.

5. Rogier van der Heide: Porque a luz precisa da escuridão

O que faz a Catedral de Ronchamp de Le Corbusier, a Igreja da Luz de Tadao Ando e as Termas de Vals de Peter Zumthor tão especiais? De acordo com o arquiteto luminotécnico Rogier van der Heide, é a maneira que eles incorporam tanto a luz como a sombra. Utilizando a história da iluminação e exemplos do mundo real para construir seu argumento, van der Heide explica como e porque o jogo entre luz e sombra cria ambientes interessantes.

6. Skylar Tibbits: Podemos fazer coisas que se constroem sozinhas?

É possível imaginar um mundo em que os edifícios se constroem, replicam e se reparam sozinhos? Segundo Skylar Tibbits – um arquiteto, designer, cientista de computação e professor do MIT – sim. Tibbits foca na ideia de auto-montagem, sugerindo que a melhoria de nossas capacidades atuais de manufaturação dependem de como os sistemas naturais funcionam. Utilizando projetos do MIT, ele está envolvido em ilustrar as possibilidades. Tibbits convida os espectadores a verem o futuro com seus próprios olhos.

7. Jessica Green: Estamos cobertos de germes, vamos projetar para isso

Diferentes espaços programáticos são hospedeiros para diferentes sistemas de micróbios. Alguns deles são benéficos para humanos, outros não - então porque nós não começamos a projetar ambientes microbióticos saudáveis? A engenheira e cientista da biodiversidade Jessica Green defende a possibilidade, utilizando casos de estudo para demonstrar como nossos corpos e edifícios estão constantemente em contato com micróbios, influenciando tudo - desde quão fresco é o ar até nosso hálito. 

8. Moshe Safdie: Construindo singularidades

"Fazendo uma retrospectiva sobre sua longa carreira, o arquiteto Moshe Safdie mergulha em quatro projetos extraordinários para falar sobre as escolhas que fez para cada edifício - escolhendo aonde construir, extraindo informação do cliente, equilibrando as necessidades e a visão por trás de cada projeto. Croquis, plantas e maquetes evidenciam como esses grandes edifícios públicos, museus e memoriais lentamente tomaram forma."

9. Paul Pholeros: Como reduzir pobreza? Arrumando as casas

Housing for Health utiliza o ambiente construído para evitar que as pessoas fiquem doentes. O arquiteto Paul Pholeros foi uma das pessoas envolvidas na iniciativa quando esse programa foi criado para pequenas comunidades indígenas na Austrália, quase trinta anos atrás. Os objetivos destacados na época eram conferir o básico - como proporcionar às pessoas a possibilidade de tomarem banho todos os dias, algo que apenas 35% das pessoas na comunidade podiam fazer na época. Pholeros fala sobre os detalhes do projeto, assim como aqueles que o seguiram e sua influência positiva.

10. Diébédo Francis Kéré: Como construir com adobe... e em comunidade

"Diébédo Francis Kéré sabia exatamente o que queria fazer quando se formou em arquitetura. Queria voltar pra casa em Gando em Burkina Faso, para ajudar seus vizinhos a disfrutar do benefício de sua educação. Nesta agradável palestra, Kéré mostra algumas de suas belas estruturas que ajudou a construir em seu pequeno vilarejo ao longo dos anos, incluindo uma escola primária feita de adobe construída por toda a comunidade.

Do ano passado: "As 10 palestas TED mais inspiradoras para arquitetos"

11. Thomas Heatherwick: Construindo a Catedral de Semestes

12. Bjarke Ingels: 3 fábulas rápidas de arquitetura

13. Joshua Prince-Ramus: A biblioteca de Seattle e outros projetos

14. Cameron Sinclair: Uma chamada para a Arquitetura Open-Source

15. Magnus Larsson: Transformando dunas de areia em arquitetura

16. Julian Treasure: Porque arquitetos precisam usar seus ouvidos

17. Liz Diller: Uma Bolha Gigante para Debate

18. Frank Gehry como um jovem rebelde

19. Daniel Libeskind: 17 palavras de inspiração arquitetônica

20. David Byrne: Como arquitetura ajudou a músicia a evoluir

Sobre este autor
Cita: Whelan, Jennifer. "As 20 palestras TED mais inspiradoras para arquitetos" [The 20 Most Inspiring TED Talks for Architects] 25 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623061/as-20-palestras-ted-mais-inspiradoras-para-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.