Residência G493 / Ana Lina Klotzman

Residência G493 / Ana Lina Klotzman - Imagem 1 de 25
© Gustavo Frittegotto
Funes, Argentina

Residência G493 / Ana Lina Klotzman - Imagem 2 de 25Residência G493 / Ana Lina Klotzman - Imagem 3 de 25Residência G493 / Ana Lina Klotzman - Imagem 4 de 25Residência G493 / Ana Lina Klotzman - Imagem 5 de 25Residência G493 / Ana Lina Klotzman - Mais Imagens+ 20

  • Colaboradores: Pablo Makler, Gabriel Makler
  • Construtora: Mecsa
  • Paisagismo: Estudio Loess
  • Cidade: Funes
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Residência G493 / Ana Lina Klotzman - Imagem 7 de 25
© Gustavo Frittegotto

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência G493 é uma moradia unifamiliar de uso temporário, localizada em um típico lote privado de bairro cujo projeto surge, fundamentalmente, da busca simultânea da privacidade e do aproveitamento total das áreas verdes.

Residência G493 / Ana Lina Klotzman - Imagem 8 de 25
© Gustavo Frittegotto

Com a planta de base quadrada, um movimento no muro da frente convida a adentrar no espaço que, por sua vez, amplia a separação com a rua e acentua a perspectiva de acesso. A decisão de não fechar todo o lote, sobre o leste da residência, permite incorporar a dimensão do espaço circuncidante, suavizar a escala do construído e valorizar a distância e a planície, que caracterizam a paisagem local.

Se pararmos em um ponto exato, em frente a fachada principal, podemos construir um eixo virtual com o olhar e traçar uma continuidade entre:

1-  a paisagem pública, a dimensão do social, de onde sobressai o bosque de eucaliptos e nogueiras que tomamos emprestado como plano de fundo.

2-  a pequena paisagem, própria, delimitada pela arquitetura de um pátio onde as espécies escolhidas enfatizam a mudança de estações.

3-  o interior, ou paisagem íntima.

4-   a galeria, onde a sucessão de desenhos geométricos de luz e sombra mediam a escala do pátio.

5-  o pátio, paisagem privada mais extensa.

Residência G493 / Ana Lina Klotzman - Imagem 9 de 25
© Gustavo Frittegotto

Entretanto, se nos movemos um pouco, esse eixo se desfaz pela disposição angular da trama de madeira que contem as entradas, e a privacidade se concretiza. O olhar de fora para dentro é bloqueado, enquanto que de dentro para fora, a conexão é permanente, inclusive desde a contra-fachada que se abre completamente ao norte.

Residência G493 / Ana Lina Klotzman - Imagem 17 de 25
Planta Baixa -Térreo

Essa fachada principal contém, na sua espessura da madeira e na potência do concreto, a sombra das árvores, o brilho do sol e o vai-e-vem do vento, a água da chuva caindo devagar; registrando o que acontece no ambiente e o colocando em evidência. 

É uma residência de planície, onde a ordem da estrutura, a austeridade e a nobreza dos materiais, a moderação das proporções e a a suavidade dos gestos, terminam de completar um todo que marca um pequeno silêncio em um entorno de vozes estridentes.

Residência G493 / Ana Lina Klotzman - Imagem 15 de 25
© Gustavo Frittegotto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência G493 / Ana Lina Klotzman" [Casa G493 / Ana Lina Klotzman] 24 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623024/residencia-g493-slash-ana-lina-klotzman> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.