Bambu: Uma alternativa viável ao concreto armado?

Países em desenvolvimento apresentam grandes demandas por concreto armado, mas frequentemente não contam com os meios de produzir todo o aço necessário para suprir essas demandas. Ao invés de se colocar à mercê do mercado global dominado por países desenvolvidos, o Future Cities Laboratory de Singapura sugere uma alternativa a esse bem manufaturado: o bambu. Abundante, sustentável e extremamente resistente, o bambu tem o potencial de se tornar futuramente um substituto ideal nos locais onde o aço não pode ser produzido.

Nos ensaios de resistência, o bambu se mostra mais adequado que a maior parte dos outros materiais, inclusive o concreto armado. Ele alcança essa resistência devido à sua estrutura tubular oca, um produto da evolução ao longo de milênios para resistir aos esforços do vento em seu habitat natural. Essa estrutura leve também se mostra fácil de colher e transportar. Devido ao seu crescimento incrivelmente rápido em diversas partes do mundo, o bambu é também extremamente barato.

De fato, apesar de todos esses benefícios, ainda há trabalho a ser feito para superar as limitações do bambu. Contração e expansão causada por mudanças de temperatura e absorção de água são algumas de suas fraquezas. O vegetal também pode sofrer danos estruturais causados por fungos ou simples biodegradação. Ironicamente, muitos dos países que poderiam se beneficiar das qualidades construtivas do bambu são os mesmo que carecem de meios de desenvolvê-lo como uma alternativa viável ao aço.

O Future Cities Laboratory está atualmente conduzindo uma pesquisa para determinar toda a gama de possibilidades construtivas para o bambu. As experimentações nesse campo lhes rendeu um Zumtobel Group Award. Veja mais trabalhos deles aqui.

Referência: Future Cities Lab

Interessado em outros Materiais? Dê uma olhada em nosso catálogo de produtos.

Sobre este autor
Cita: Walker, Connor. "Bambu: Uma alternativa viável ao concreto armado?" [Bamboo: A Viable Alternative to Steel Reinforcement?] 17 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/621054/bambu-uma-alternativa-viavel-ao-concreto-armado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.