Expo Milão 2015: Libeskind reinterpreta o "shitang" chinês

Daniel Libeskind divulgou a proposta para o primeiro pavilhão no exterior na Expo Milão 2015. Revestido com painéis metálicos auto-limpantes e que filtram o ar, projetados por Libeskind em colaboração com a companhai italiana Casalgrande Padan, a estrutura que se assemelhe formalmente a um turbilhão reinterpreta o tradicional Shitang (espaço de refeições) chinês.

“O ritmo vertiginoso de crescimento das cidades nos força a enfrentar o risco da desintegração social, em que o princípio de solidariedade lentamente desaparece e os indivíduos, vítimas do anonimato, sobrevivem numa crescente solidão. É por isso que a Vanke escolheu o 'Shitang' como tema para seu pavilhão, uma tradicional edificação chinesa dedicada ao encontro social que surge atualmente sob diversas formas, apresentando a possibilidade de socialização num ambiente saudável e tranquilo", comentou o presidente da Vanke, Wang Shi.

© Vingtsix; Cortesia de Studio Daniel Libeskind

Partindo do tema geral da Expo, "Feeding the Planet", o projeto de Libeskind proporcionará um espaço para os visitantes "refletirem e celebrarem" o encontro de muitas culturas.

“Para o Pavilhão da Vanke eu queria criar uma joia - um lugar onde as pessoas pudessem se reunir, explorar e experienciar algo bastante chinês e moderno", disse Libeskind.

© Vingtsix; Cortesia de Studio Daniel Libeskind

A forma sinuosa do pavilhão receberá os visitantes com uma grande escadaria de mosaico branco que os conduzirá por uma "constelação interna" de mais de 300 telas mostrando curtas metragens que expõem a importância do "Shitang" no cotidiano chinês. Uma vez dentro, os visitantes caminharão em direção a um terraço na cobertura, de onde desfrutarão de belas vistas para o contexto próximo e para os lagos mais distantes.

  • Arquitetos

  • Localização

    Milão, Itália
  • Exposição interna

    Ralph Appelbaum (Nova Iorque/Pequin)
  • Design Gráfico

    Han Jiaying (Pequin)
  • Área

    1000.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Vingtsix; Courtesy of Studio Daniel Libeskind

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Expo Milão 2015: Libeskind reinterpreta o "shitang" chinês" [Milan Expo 2015: Libeskind Reimagines the Chinese “Shitang” for Vanke] 15 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620619/expo-milao-2015-libeskind-reinterpreta-o-shitang-chines> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.