Edifício João Moura / NITSCHE ARQUITETOS

Edifício João Moura / NITSCHE ARQUITETOS - Mais Imagens+ 53

  • Arquitetos: NITSCHE ARQUITETOS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2539
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Concresteel, Pertech, Prismatech
  • área Do Terreno: 1.411 m²
  • Arquitetos Responsáveis: Pedro Nitsche e Lua Nitsche
  • Equipe De Projeto: João Nitsche; Rafael Baravelli; Suzana Barboza
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Projeto apresenta algumas questões importantes tanto no aspecto urbano quanto nos aspectos da qualidade do espaço e da otimização do terreno:

© Nelson Kon

O Projeto tira partido da topografia, aproveita a posição estratégica do terreno em relação à cidade, e coloca a Arquitetura no papel principal para valorizar o metro quadrado construído e conferir novo aspecto ao espaço de trabalho corporativo.

Corte 4

Edifício João Moura / NITSCHE ARQUITETOS - Mais Imagens+ 53

O terreno está localizado na Rua João Moura no fundo do vale por onde passa a Av. Sumaré. A Rua João Moura é importante ligação entre os bairros da Vila Madalena e Pinheiros. Para quem passa na Av. Sumaré o edifício terá uma presença marcante. Por esse motivo procuramos dar atenção especial à fachada lateral norte e entendê-la como um grande painel, composto por aberturas e por anteparos coloridos. Para quem passa pela Rua João Moura o pavimento de acesso está recuado 10m do alinhamento frontal, o dobro do exigido, garantindo um respiro para rua e destacando a recepção que avança em direção à rua.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O Projeto também tira partido da topografia acidentada do terreno e acomoda a construção de forma sutil, dispensando movimento de terra ou escavações, inclusive para o subsolo. 

O Projeto determina a existência de dois espaços coletivos importantes; a entrada descrita acima e o pavimento da Praça de uso comum na cota do fundo do lote (+12m). A Praça é a continuidade do jardim do fundo e promove a ligação total do lote num único plano. O fundo do terreno está ligado à escadaria de acesso à Rua Cristiano Viana. 

© Nelson Kon
Planta 6° Pavimento - Acesso Superior

Outra característica importante do Projeto é a relação entre a área construída e a distribuição dos espaços e varandas. O Projeto não utiliza o máximo do potencial construtivo permitido por lei e deixa a cargo da Arquitetura a valorização das áreas construídas: os pés direitos são amplos com 2.7 metros abaixo do forro; as vigas são protendidas e chatas; os pilares são recuados da fachada; os fechamentos são independentes e as prumadas são periféricas e “pulverizadas”. Estas características garantem grande flexibilidade de uso e qualidade espacial. O edifício também dispõe de varandas com diferentes dimensões, que qualificam os conjuntos e, como dito no início, conferem novo aspecto ao espaço de trabalho corporativo.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório

Materiais

Cita: "Edifício João Moura / NITSCHE ARQUITETOS" [Edificio João Moura / NITSCHE ARQUITETOS] 09 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620406/ed-joao-moura-slash-nitsche-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.