Casa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar

Casa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar - JanelaCasa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar - FachadaCasa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar - Sofá, Cadeira, Mesa, JanelaCasa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar - JanelaCasa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar - Mais Imagens+ 5

Tatuí, Brasil

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um volume monolítico com um vazio no centro - um pátio que banha o interior da construção com iluminação natural organizando os espaços íntimos e sociais da residência.

  • Arquitetos: Felipe Hsu e Lucas Bittar
  • Colaborador: Pedro Fernandes de Bona
  • Cálculo Estrutural: Eng. Leonardo C. Spada
  • Paisagismo: Claudia Bresciani e Camila M. B. Guimarães
  • Construção: Empreiteiro Aparecido Trevisano
  • Fornecedores: Esquadrias - Construvidros; Tijolos Fachada - Olaria Silveira; Piso Intertravado - Paviment; Luminárias – Reka; Marcenaria - Marcenaria Morais; Guarda Corpo - Snc Serralheria.
  • área Do Terreno: 450 m²
  • Valor Da Construção: R$ 450.000,00
  • Cidade: Tatuí
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar - Janela, Fachada
© Pedro Kok

A ideia da criação de um ambiente de estar único, visualmente integrado e, ao mesmo tempo, capaz de articular as circulações especificas, aparece como aspecto central nesse projeto. Em torno do pátio são organizados dois níveis principais, sendo o espaço do escritório responsável pelo acesso à área intima. O desnível de 80 cm entre os dois patamares (sala/cozinha e escritório/quartos) foi cuidadosamente calculado, conferindo à bancada de trabalho do escritório a mesma referência de nível do piso da sala - um pequeno detalhe capaz de contribuir na construção de proporções agradáveis e fluidas entre os ambientes.

Casa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar - Imagem 9 de 10
Plantas

O volume da casa repousa sobre o fundo do terreno em aclive, projetando-se sobre os pilares em direção ao vale que proporciona uma bela vista da cidade. Os quartos (áreas intimas) foram locados no fundo do lote, com face norte e ligados a um jardim mais reservado. A área social da casa (sala de estar, jantar e cozinha) ocupa o outro extremo desse retângulo, abrindo-se para a paisagem. O desnível de 80cm entre os dois extremos da casa possibilita a altura necessária para uma garagem no pavimento térreo, diminuindo a escada de acesso à casa e racionalizando ao máximo a movimentação de terra de forma a eliminar retiradas.

Casa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar - Sofá, Cadeira, Mesa, Janela
© Pedro Kok

A área social da casa voltada para a face sul permitiu a utilização de grandes panos de vidro sem prejudicar o conforto ambiental. Os caixilhos correm para as laterais permitindo que praticamente todo vão fique aberto e o ar cruze a sala em direção ao pátio. As lajes de cobertura dos quartos e sala de estudo foram desenhadas para permitir iluminação indireta dos ambientes, principalmente nos quartos onde as aberturas inferiores ficam muito próximas do muro de divisa.  O desenho do piso do pavimento térreo é bastante orgânico e contrasta com o volume retilíneo da construção, resultando em uma composição agradável.

Casa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar - Janela
© Pedro Kok

A construção é resultado de soluções simples e econômicas que priorizam os espaços e iluminação natural. A estrutura da casa é de concreto armado convencional, com exceção do piso da sala, onde foi utilizada uma laje de vigota pré-moldada para vencer o vão de 8,5m com uma espessura de 35cm. As únicas vigas desse trecho são transversais à fachada e de grande importância para o travamento dos pilares. Como revestimento externo foram utilizadostijolos de barro artesanais produzidos na própria cidade de Tatuí, material responsável por melhorar o desempenho térmico das paredes externas e conferir uma textura particular. Como resposta ao clima predominantemente seco da região, o pátio oferece vegetação exuberante, colaborando na umidificação do ar que adentra a casa.

Casa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar - Janela
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Tatuí / Felipe Hsu e Lucas Bittar" 26 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/617482/casa-em-tatui-slash-felipe-hsu-e-lucas-bittar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.