Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer - Imagem 2 de 19Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer - FachadaClássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer - Imagem 4 de 19Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer - Fachada, JanelaClássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer - Mais Imagens+ 14

Por Carlos Eduardo Comas

Graça, leveza, extroversão, exuberância e porosidade respondem ao desejo de transmitir atributos convencionalmente considerados apropriados para um pavilhão de feira. A teatralidade também convém a um tipo de construção que não deve durar mais que uma estação, como uma peça.

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer - Fachada
Courtesy of Carlos Eduardo Comas, via revista ArqTexto n.16

Nessa perspectiva, o violento contraste entre as elevações de rua e jardim é comparável ao contraste entre bastidores e boca de cena. A elevação para o patio ajardinado evoca a grandiloqüência de outros pavilhões através de sua colunata colossal e ao mesmo tempo que a evita aravés de sua materialidade, trazendo à mente o Palácio de Cristal (1851) que continha uma feira inteira em Londres, a primeira com intenções universais.

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer - Imagem 10 de 19
Courtesy of Carlos Eduardo Comas, via revista ArqTexto n.16

De outra perspectiva, Lucio sugere um contraste entre a severidade dórica do edifício do Ministério da Educação, um monumento cívico para todas as estações, com a graça e leveza jônicas do pavilhão temporário. Implicações da feminilidade e lirismo são reforçadas pela chapa de metal que reveste as colunas de aço como uma voluta. As conotações palacianas da colunata se mantém em tom menor.

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer - Imagem 18 de 19
Planta 2. Image Courtesy of Carlos Eduardo Comas, via revista ArqTexto n.16

Um ar doméstico predomina, elegante, mesmo que às vezes peculiar[1]. Como Sert em Paris, Lucio e Niemeyer rejeitam o conceito linear adotado por Mies em Barcelona. Não deixam dúvida de que a linhagem tipológica do pavilhão é a da vila romana.

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer - Cerca, Corrimão
Courtesy of Carlos Eduardo Comas, via revista ArqTexto n.16

Estão conscientes que a organização axial, o átrio e o peristilo da vila reaparecem no hôtel particulier francês com o corps-de-logis entre pátio e jardim como na casa de engenho brasileira que tem varanda com colunas na frente e um patio fechado de três lados aberto para o campo ao fundo, como a fazenda Colubandê neoclássica, perto do Rio[2], igualmente notável pelas múltiplas entradas aos serviços no piso térreo.

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer - Janela
Courtesy of Carlos Eduardo Comas, via revista ArqTexto n.16

O Brasil colonial urbano e os componentes mouros de sua descendência ibérica justificam modelar o brise-soleil como um muxarabi moderno fixo, em vez dos painéis móveis mais elaborados projetados para o prédio do Ministério da Educação. A evocação do passado ancestral é combinada com a alusão ao pavilhão moderno, Melnikov (a via de acesso pública que sobe), Sakakura (a rampa e as treliças) e Aalto (curvas), para não mencionar Mies (a externalização da mecânica da planta livre) e Perret (as colunas colossais e as truncadas).[3]

Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer - Imagem 7 de 19
Courtesy of Carlos Eduardo Comas, via revista ArqTexto n.16

Notas
[1] Nesse sentido, o projeto conjunto é mais parecido com o projeto de concurso de Lucio, com o seu peristilo interno, que ao de Niemeyer, cuja galeria tinha ar de depósito.
[2] Colubandê é um tipo de mplantação residencial rural paradigmática estudada por Joaquim Cardozo, “Um tipo de casa rural do Distrito Federal e Estado do Rio”. Revista do SPHAN (Rio de Janeiro), 1943, n°. 7: 209-256. Está disponível em http://www.joaquimcardozo.com/paginas/joaquim/poemas/arquitetura/casa_rural.pdf, sem imagens.
[3] As ilustrações utilizadas pertencem originalmente à publicação “Arquitetura Moderna, estilo Corbu, Pavilhão Brasileiro” em AU 26 (São Paulo, 1989) e à tese de doutorado do mesmo autor, Précisions.

Referência: Carlos Eduardo Comas, “Feira Mundial de Nova York de 1939: O Pavilhão Brasileiro“, em Arqtexto 16, Porto Alegre, UFRGS.

  • Arquitetos: Lucio Costa; Lucio Costa
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1939

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Queens, NY, United States

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Pavilhão de Nova York 1939 / Lucio Costa e Oscar Niemeyer" 04 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/615845/classicos-da-arquitetura-pavilhao-de-nova-york-1939-lucio-costa-e-oscar-niemeyer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.