Casa Glebe / Nobbs Radford Architects

Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Imagem 2 de 25Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Imagem 3 de 25Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Imagem 4 de 25Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Imagem 5 de 25Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Mais Imagens+ 20

Sydney, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACDC Lighting
  • Arquiteto: Sean Radford
  • Equipe: Sean Radford, Alison Nobbs
  • Arquitetos Assistentes: Trevor Black, Laura Bagnato
  • Engenheiro Estrutural: Partridge Structural
  • Interiores: Nobbs Radford Architects
  • Empreiteira: Yuncken Construction
  • Cidade: Sydney
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Considerou-se importante desde o início que as novas obras extraíssem da casa original toda a informação como base para a investigação, o concreto como um material pesado foi selecionado sobre a construção enquadrada. As novas obras corajosamente reinterpretam a estrutura e a materialidade dos elementos que compõem a casa de campo originais da era vitoriana. A forma desligada do concreto baseia-se na solidez da estrutura de alvenaria original, enquanto introduz uma nova materialidade. As aberturas estreitas da fachada original são reinterpretadas em formas semelhantes proporcionais para um novo período. Uma ênfase em aberturas verticais cria uma aliança com as aberturas originais.

Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Imagem 6 de 25
Cortesia de Nobbs Radford Architects

O projeto não está focado principalmente na conexão com os espaços externos, mas olha para dentro, com interconexões de espaços de clausura, com aberturas emolduradas, criadas e selecionadas. Os elementos de concreto exteriores contrastam com os elementos de madeira que definem ainda mais as várias zonas internas e as funções dentro da casa.

A profundidade da fachada posterior cria um limiar intersticial que é um espaço, em si, para ser ocupado e proporcionar uma sensação de clausura. A ideia é criar espaços de intermediação que fundamentam a casa em relação ao interior e exterior.

Dentro da casa o vazio atua como um espaço de centralização, através do qual outras áreas da casa se interligam.

Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Imagem 7 de 25
Cortesia de Nobbs Radford Architects

Estruturalmente a casa criou muitas demandas, queríamos que os elementos de concreto empilhados da fachada posterior aparecessem para carregar "zero pontos" na superfície da fachada. Nós trabalhamos com os engenheiros estruturais ao longo de muitos encontros para encontrar uma solução que funcionasse para todos. Agradecida, a casa foi recentemente premiada como o melhor pequeno edifício na premiação inaugural da ACSE.

A modelação térmica foi realizada no modelo 3D esquemático e a utilização do concreto adicionou ao desempenho térmico da construção consideravelmente até o ponto onde não foi mais considerado necessário o uso de vidros duplos.

Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Imagem 11 de 25
Cortesia de Nobbs Radford Architects

Materiais complementares de placas de piso cru perto de 15 metros contínuos de comprimento e uma paleta restrita de alumínio preto, aço inox e carvalho aparecem em toda a casa e criam uma ligação coesa entre o original e novo. Estes materiais foram selecionados, em parte, de modo a não competir com o padrão ornado da casa original, juntamente com as suas próprias características inerentes.

Lógica fundamental do projeto é a criação de uma casa de família que reconheceu as diversas necessidades dos ocupantes, espaços para crianças e adultos com uma flexibilidade tanto para retiro como para engajamento.

Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Imagem 16 de 25
Cortesia de Nobbs Radford Architects

Sustentabilidade

Setores significativos da casa são construídas de uma pele única de concreto, que dada a sua massa térmica, longevidade e energia incorporada, se em comparação ao aço, foi considerada uma boa escolha como material de construção para o clima temperado de Sydney.

Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Imagem 20 de 25
Cortesia de Nobbs Radford Architects

A modelação térmica foi realizada no modelo esquemático 3D e a utilização de concreto aumentou o desempenho térmico da construção consideravelmente para o ponto no qual não foi necessária a adoção de vidros duplos.

O transporte de concreto foi a partir do local de Hanson em Glebe, a menos de 2 km do local.

Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Imagem 22 de 25
Planta Segundo Pavimento

A casa foi projetada e construída para a longevidade. Além da materialidade, o uso de aberturas estreitas com profundidade revela para a fachada ocidental posterior uma redução direta do sol nos meses de verão.

O material do revestimento de madeira é de uma empresa familiar já na quarta geração de plantação de florestas FSC e PEFC. O piso tem o acabamento com sabão e lixívia que são materiais inertes com emissão de compostos orgânicos voláteis em nível E0.

Casa Glebe / Nobbs Radford Architects - Imagem 21 de 25
Cortesia de Nobbs Radford Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Glebe / Nobbs Radford Architects" [Glebe House / Nobbs Radford Architects] 02 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/611728/casa-glebe-slash-nobbs-radford-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.