Hotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo

Hotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Fachada, JanelaHotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Janela, FachadaHotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Janela, FachadaHotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Cadeira, MesaHotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 47

  • Arquitetos: OSPA Arquitetura e Urbanismo; OSPA Arquitetura e Urbanismo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7528
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Construção: Klacon Engenharia
  • Projeto Estrutural: Simon Engenharia
  • Projeto De Fundação: Cassol Pré-Fabricados
  • Projeto De Climatização: Integrar Climatização
  • Projeto De Acústica: Nabinger Projetos Acústicos
  • Projeto De Instalações Elétricas: Aq Projetos
  • Projeto De Automação Predial: Home Systems
  • Projeto De Proteção Contra Incêndio: Sprink
  • Projeto Luminotécnico: Vialight
  • Projeto Piscina: Aqualar
  • Cliente: Ivo Rizzo Construtora e Incorporadora
  • Operação Hoteleira: Gjp Hotéis e Resorts
  • Incorporação: Ivo Rizzo Construtora e Incorporadora
  • Fornecedores: Stamp Painéis Arquitetônicos (fachada pré-moldada), Banheiro Pronto (sanitários pré-fabricados), Cassol Pré-Fabricados (estrutura pré-fabricada), Atlas Schindler (elevadores), Alumitemper (esquadrias de alumínio), Portobello (pisos), Sierra Móveis (marcenaria), Vialight (iluminação)
  • Autores: Carolina Souza Pinto, Lucas Obino, Cristiano Selbach Carneiro
  • Equipe De Projeto: André Fauri, Carlota Vázquez, Erika Hartmann, Franco Miotto, Gelson Saldanha, Louise Serraglio, Luísa Dornelles, Roberto Flores, Stefânia Pilz
  • Cidade: Rio
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Este projeto recebeu a menção honrosa no prêmio ABCIC (Associação Brasileira Da Construção Industrializada De Concreto) em 2013.

Hotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Janela
© Marcelo Donadussi

Do Arquiteto. Projeto Arquitetônico de um Hotel executivo, localizado no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antônio Carlos Jobim, RJ, em terreno com área de 4.800,00m² e área construída de aproximadamente 10 mil m². Por situar‐se junto ao aeroporto, inserido na área da Infraero, o principal público alvo são turistas, executivos e pessoas em trânsito.

Hotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Fachada
© Marcelo Donadussi

As atividades do hotel estão distribuídas em duas edificações distintas, uma destinada às áreas sociais e de serviços (volume 1 ‐ anexo), e outra destinada aos apartamentos (volume 2), sendo ambas interligadas por duas passarelas nos dois primeiros pavimentos. Em função da limitação de altura pela proximidade do aeroporto, o volume de apartamentos se estende até o pavimento térreo, a fim de otimizar a operação hoteleira, aumentando o número de unidades disponíveis. 

Hotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Imagem 26 de 52
© Marcelo Donadussi

O volume 1 possui dois pavimentos. Na parte frontal do pavimento térreo e no segundo pavimento (mezanino e terraço), estão as áreas sociais do hotel. Nos fundos do pavimento térreo está localizada a zona de serviços. 

Um port cochére coberto conduz os hóspedes ao lobby do hotel, no volume 1, que conta com balcão de recepção, estares, balcões de acesso à internet para uso dos hóspedes, restaurante e café, em sua área social. No mezanino (segundo pavimento), se tem acesso ao terraço, que conta com uma piscina composta por duas raias de natação, espaços de estar, bar/restaurante, sala de ginástica e vestiários. Além disso, foram contempladas duas salas de reuniões para locação – uma no térreo e outra no mezanino. Passarelas no pavimento térreo e no mezanino levam os hóspedes ao volume 2, onde estão o hall de elevadores e os apartamentos. 

Hotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

O volume 2 abriga um total de 162 apartamentos, distribuídos em seis pavimentos – do térreo ao quinto pavimento. 

Hotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Cada pavimento é composto por rouparia, elevadores sociais e de serviços, duas escadas destinadas às saídas de emergência e 27 apartamentos, sendo que os apartamentos de extremidade (frente e fundos) apresentam maiores dimensões, e nove deles atendem, também, portadores de necessidades especiais. 

Hotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Janela
© Marcelo Donadussi

Dado o prazo restrito para execução da obra, a estrutura do hotel é predominantemente em concreto pré‐moldado, a vedação é feita por painéis de concreto pré‐fabricados e os banheiros foram fornecidos em módulos prontos. O projeto ainda contempla o uso de diversos recursos ligados a eficiência energética, como utilização de painéis para aquecimento solar, cobertura verde e automação dos sistemas.

Fachada NO e Corte NN

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim International Airport (GIG) - Avenida Vinte de Janeiro, s/n° - Galeão, Ilha do Governador, Rio - Rio de Janeiro, 21941-570, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hotel Linx International Airport Galeão / OSPA Arquitetura e Urbanismo" 23 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602555/hotel-linx-international-airport-galeao-slash-ospa-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.