Wheelly: um refúgio urbano portátil

O projeto Wheelly, do escritório ZO-loft architecture & design, não protende ser a solução definitiva ao problema do deficit habitacional, mas visa atrair os olhares para a questão, derrubando as barreiras da indiferença social e dos preconceitos. A ideia de "dignificar as condições daqueles que não têm teto" se desenvolve através de um dispositivo de alojamento portátil; um cilindro fabricado com borracha, alumínio e papel prensado.

Saiba mais sobre o projeto a seguir.

Wheelly: um refúgio urbano portátil - Mais Imagens+ 5

O projeto busca mudar e oferecer um novo ponto de vista para a condição das pessoas sem abrigo, proporcionando não apenas um refúgio, mas uma oportunidade de reintegração progressiva.

Croquis Concepto. Image Cortesía de Paolo Emilio Bellisario

Durante o dia, a roda permite o movimento e o armazenamento de pertences; à noite se converte em um refúgio que proporciona o mínimo de privacidade e intimidade que todos os seres humanos deveriam ter.

Diagrama. Image Cortesía de Paolo Emilio Bellisario

A estrutura interna foi concebida com uma série de orifícios que permitem a acoplagem de utensílios e objetos pessoais.

Cortesía de Paolo Emilio Bellisario

Graças a suas duas tendas dobráveis de resina de poliéster, o dispositivo se converte em um refúgio protegido e íntimo adequado para uma pessoa.

Cortesía de Paolo Emilio Bellisario

As tendas, presas ao quadro metálico, contam com estruturas circulares que mantém sua forma, ampliando o espaço interno. O diâmetro da roda, quando fechada, é de 145cm, e sua espessura é 40 cm. 

Cortesía de Paolo Emilio Bellisario

Equipe de projeto: Paolo Emilio Bellisario, Andrea Cingoli, Francesca Fontana
Colaborador: Cristian Cellini
Ano: 2005
Fotografias: Paolo Emilio Bellisario
Parceiros: CISIA s.r.l. - TERNI Italia / Logical Art - Papigno Italia / Officine F.lli Rosati s.n.c. - Terni Itália
Agradecimentos especiais: BOX Art Festival
Prêmios: Nomeação ao Well Tech Award, Nomeação ao Index Award, Menção Honrosa no MA Prize

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Wheelly: um refúgio urbano portátil" [Wheelly: un refugio portátil que busca dignificar la falta de vivienda urbana] 12 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601563/wheelly-um-refugio-urbano-portatil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.