Nova Orla de Thessaloniki / Nikiforidis-Cuomo Architects

Nova Orla de Thessaloniki / Nikiforidis-Cuomo Architects - Mais Imagens+ 30

Thessaloniki, Grécia

Descrição enviada pela equipe de projeto. No ano de 2000, o município de Thessaloniki lançou um concurso internacional para o projeto de remodelação da nova orla e em 2006 a construção do projeto ganhador começou. A primeira etapa (por volta de 75.800 m²) foi completada em 2008 e a segunda (aproximadamente 163.000 m²) começou em 2011 para ser finalizada recentemente em 2014. A extensão total da orla é de 3 km, nos quais foram implementadas 2.353 árvores novas, 118.432 novas plantas, 23,78 hectares de espaços verdes e 11.557 m² de parques infantis.

A nova orla de Thessaloniki é constituída de um espaço longitudinal de grande extensão e relativamente estreito, feito que lhe confere características de um "fronte", que se projetou com o nível de dificuldade representado em construir numa espacialidade linear e fina, assumindo o desafio de conseguir o perfeito limite "terra-mar", entre o natural e a paisagem construída. O golfo de Thessaloniki, por sua vez, se constitui em um espetacular plano de fundo, uma paisagem mutável que cria diferentes atmosferas dependendo do dia.

© Bernard Cuomo

Desde a beira-mar distinguem-se duas grandes zonas caraterísticas que foram a base do conceito fundamental da proposta.

O Cais: com um percurso ideal para passear, sem interrupções nem distrações. O pedestre experimenta uma perspectiva aberta e luminosa; enquanto em seu caminhar aprecia o encantador limite entre dois opostos; a estabilidade do imponente cais e a instabilidade das águas.

© Bernard Cuomo

As Áreas Verdes: Na parte interior da costa foram dispostas 13 áreas, como uma sucessão de "salas verdes" ou jardins, cada um com uma temática diferente. O término "salas verdes" descreve a intenção de criar uma sequência de espacialidades com a calidez atmosférica de um jardim familiar para conformar o espaço público. Não se tratam de grandes parques, mas sim de "salas" de pequeno tamanho que remetem aos jardins domiciliares que existiam na área e eram utilizados para chegar até a praia antes da construção do aterro.

Planta do Térreo

Os nomes dos jardins são sucessivamente: o "Jardim de Alexander", Jardim do Entardecer, "Jardim de Areia", o "Jardim das Sombras, o "Jardim das Estações", o "Jardim de Odysseas Fokas”, o "Jardim do Mediterrâneo", Jardim das Esculturas", "Jardim do Som", o "Jardim das Rosas", "Jardim da Memória", "Jardim da Água" e o "Jardim da Música".

© Prodromos Nikiforidis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:THESSALONIKI CENTRO DE ARQUITETURA, Aggelaki 13, Thessaloniki 546 21, Grécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova Orla de Thessaloniki / Nikiforidis-Cuomo Architects" [New Waterfront of Thessaloniki / Nikiforidis-Cuomo Architects] 10 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601538/nova-orla-de-thessaloniki-slash-nikiforidis-cuomo-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.