Antigos vídeos dos Irmãos Pathé revelam grandes momentos da arquitetura, 1910-1970

O artigo a seguir foi originalmente publicado na Metropolis Magazine como "Five Architectural Highlights from the Pathé Newsreel Archive" e teve seu texto ligeiramente adaptado para o padrão do ArchDaily Brasil. O vídeo acima, de 1930, mostra o Empire State Building em construção.

Arquivos em formato de documentários são uma mina de ouro para aficionados por design - e quando o arquivo é do British Pathé, aí se vão horas assistindo compulsivamente os vídeos. A famosa companhia produtora de filmes colocou recentemente 85 mil de seus vídeos no Youtube, em alta definição.

Os irmãos  Pathé praticamente inventaram este tipo de documentário na virada do século XIX para o XX, e estabeleceram sua sede em Londres em 1902. De 1910 a 1970 produziram milhares de filmes sobre eventos e tendências em todo o mundo, incluindo, claro, temas de importância para a arquitetura e design. Esta é uma oportunidade sem precedentes de assistir alguns grandes clássicos deste contexto.

Alguns vídeos podem não ter resistido ao tempo, mas outros, como um passeio pelo Couvent de la Tourette de Le Corbusier, estão em ótimo estado. O último vídeo parece ainda mais precioso, pois está marcado como "material incomum" - um filme que Pathé gravou mas nunca editou no formato de seus documentários - o que significa que pouquíssimas pessoas tiveram a oportunidade de assisti-lo antes de você.

Mais vídeos do arquivo dos Irmãos Pathé a seguir...

Empire State Building em construção, 1930 (mostrado acima)

Operários se balançam sobre vigas e pilares enquanto constroem o maior arranha-céu do mundo. 

Edifício Johnson Wax de Frank Lloyd Wright, 1939 

Dos pilares cogumelo à impecável mobília, há muitos momentos dignos de pausa neste vídeo.

Couvent de la Tourette de Le Corbusier, 1961

A ausência de áudio se encaixou estranhamente bem a este vídeo que mostra os monges de La Tourette vivendo e trabalhando em seu novo monastério.

Dream House na Feira Mundial de Nova Iorque, 1964
Há diversos vídeos sobre as Feiras Mundiais neste arquivo, mas este é, de longe, o mais encantador - uma olhada nos interiores da World's Fair House, que foi posteriormente replicada em mais de 150 cidades dos EUA.

Expo '67 em construção, 1967 
Muitos vídeos no Youtube documentam a Expo de Montreal, mas este é especial por seu clima de "por trás dos bastidores" das icônicas estruturas em construção, incluindo o gigantesco domo geodésico que abrigou o Pavilhão dos EUA.

Sobre este autor
Cita: Rajagopal, Avinash. "Antigos vídeos dos Irmãos Pathé revelam grandes momentos da arquitetura, 1910-1970" [Pathé's Video Archive Reveals Great Architectural Moments, 1910-1970] 07 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601471/antigos-videos-dos-irmaos-pathe-revelam-grandes-momentos-da-arquitetura-1910-1970> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.