Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos

Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Imagem 2 de 54Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Imagem 3 de 54Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Imagem 4 de 54Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Imagem 5 de 54Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Mais Imagens+ 49

  • Engenharia Estrutural: Proença e Neves
  • Engenharia Mecânica: Tomada Lda
  • Engenharia Elétrica: Tomada Lda
  • Paisagismo: Guedes Cruz Arquitectos
  • Firma Responsável: Teixeira Duarte, SA
  • Acoustic Engineering: Guedes Cruz Arquitectos
  • Cliente: City Hall of Ponte de Lima
  • Tempo Do Projeto: 1998/2002
  • Custo Aproximado: 5.000.000 euros
  • Leitura Adicional: Cidades Contemporâneas . Ponte Lima . José Guedes Cruz, Caleidoscópio, Fev 2004
  • Cidade: Ponte de Lima
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Imagem 16 de 54
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o Mercado Municipal Ponte de Lima foi construído em 1927, levantou discussões públicas a respeito dos prós e contras de sua localização, embora nenhuma observação parece ter sido feita em relação ao seu elegante projeto. 70 anos depois, ainda se pode ver a relação de dominação estalecida entre sua alta base de granito e o centro da cidade.

Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Imagem 39 de 54
Corte

A construção original voltada para a orla tinha duas alas e três torres, embora os anexos mais recentes fossem de menor qualidade. O pátio central foi posteriormente coberto com uma painéis metálicos - uma medida "provisória".

Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Imagem 5 de 54
© Fernando Guerra | FG+SG

O projeto de recuperação do mercado envolveu a remodelação do edifício existente - aumentando o número de estabelecimentos comerciais - e a construção de um estacionamento subterrâneo para 100 veículos. Isso implicou na demolição das alas leste e sul, que foram substituídas por uma nova de dois pavimentos com o mesmo comprimento das antigas. 

Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Imagem 44 de 54
Detalhe do corte

A estrutura é pontuada por grandes elementos metálicos que sustentam vigas de madeira sobre as quais está apoiada a cobertura de vidro na praça. A pavimentação é de granito, um material que resistirá bem às periódicas inundações do Rio Lima.

Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Imagem 13 de 54
Cortesia de Guedes Cruz Arquitectos

Neste projeto os materiais estruturais e de revestimento expõem a diferença entre o que é permanente e o que é transitório. Assim, o embasamento, agora usado como estacionamento, e as três alas existentes se diferem claramente da nova cobertura e da nova ala comercial.

Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Imagem 49 de 54
Fachada

Os elementos antigos, em alvenaria tradicional, mantém seu comprometimento com o terreno e em resistir à violência da água. Por outro lado, os elementos recentes, de madeira, cobre ou vidro, transpiram leveza e transparência, trazendo luz e vida ao antigo mercado.

Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos - Imagem 3 de 54
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4990 Ponte de Lima, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado Municipal Ponte de Lima / Guedes Cruz Arquitectos" [Ponte de Lima Municipal Market / Guedes Cruz Arquitectos] 07 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601468/mercado-municipal-ponte-de-lima-slash-guedes-cruz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.