Vídeo: A hiperespecialização na arquitetura, uma entrevista com Álvaro Siza

Vídeo: A hiperespecialização na arquitetura, uma entrevista com Álvaro Siza

Neste vídeo produzido por Hugo Oliveira, o arquiteto português Álvaro Siza explora o tema da hiperespecialização na arquitetura, desde suas possíveis raízes ainda nas escolas (mesmo que estas se mostrem de modo geral mais abertas) até suas implicações na prática profissional.

Segundo Siza, esta tendência à hiperespecialização na profissão é lamentável, pois dá lugar a setorizações da disciplina, criando subcategorias – arquitetos de interiores, de exteriores, paisagistas, etc. – que enfraquecem a colaboração e o trabalho em equipe em um projeto feito de modo integrado.

Comparando o projeto de lei que visava limitar a atuação do arquiteto a campos específicos da disciplina em Portugal – os arquitetos de exteriores estariam limitados ao projeto externo do edifício, por exemplo – a um golpe fatal na arquitetura, Siza recorda o quão importante é o trabalho em equipe, em que o todo composto por diversos atores funciona quase como um único corpo, colaborando para a qualidade do projeto.

Veja também a primeira parte da entrevista, em que Siza fala sobre a obsolescência dos edifícios.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo: A hiperespecialização na arquitetura, uma entrevista com Álvaro Siza" 05 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601403/video-a-hiperespecializacao-na-arquitetura-uma-entrevista-com-alvaro-siza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.