Lifting House / Guedes Cruz Arquitectos

Lifting House / Guedes Cruz Arquitectos - Mais Imagens+ 17

  • Colaboradores: Patrícia Maria Matos, Nelson Aranha, João Simões
  • Estrutura: Espaço Energia
  • Instalações Especiais: Espaço Energia
  • Paisagismo: Guedes Cruz Arquitectos- José Guedes Cruz, Marco Martínez Marinho, César Marques
  • Construtoras: Engimov + Area Pronta
  • Arquitetos Responsáveis: José Guedes Cruz, Marco Martínez Marinho, César Marques.
  • Cidade: Cascais
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Guedes Cruz Arquitectos

A Lifting House existia através de formas voluptuosas, paredes corpulentas e robustos pilares que apoiam a envoltória da casa. Falsas chaminés coroavam este monumento por sua ridícula grandeza, sua irracionalidade e sua não arquitetura. Localizada no centro do lote, desproteguida dos ventos de areia de Guincho, a casa ignorava as perspectivas para o mar e para as colinas de Sintra.

Cortesia de Guedes Cruz Arquitectos

As mudanças nesta casa se deram através de um processo de projeto diferente, com um nível de dificuldade cada vez mais elevado ao passo que o tempo se reduzia. Foi uma operação curiosa. Iniciou-se com um levantamento e terminou com a reconstrução de todo o volume.  O acaso foi tirado de cena e os excessos da casa foram removidos; quando chegamos ao esqueleto, este já estava comprometido pela osteoporose. 

Cortesia de Guedes Cruz Arquitectos

Apegando-se ao fantasma da estrutura original e com o projeto já quase aprovado, o processo de construção reflete a complexidade da situação. 

Planta do térreo

A implantação em "L" foi mantida e a casa ganhou força com um novo entorno: uma grande parede "perfurada" composta por chapas de concreto protege a casa sem isolá-la do mundo. Através de tal parede, podemos analisar de perto as demais áreas de lote e a imponente massa das colinas de Sintra. Esta parede constitui a imagem da casa - especialmente à noite, quando o mosáico de luz e sombra compõe uma superfície muito interessante. 

Cortesia de Guedes Cruz Arquitectos

Os anexos existentes - dois edifícios de garagem, despensa e guarita - de passagem obrigatória quando se chega na casa, se dissolvem no jardim.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Lifting House / Guedes Cruz Arquitectos" [The Lifting House / Guedes Cruz Arquitectos] 29 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601333/lifting-house-slash-guedes-cruz-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.