Urbanismo tático em San Diego: a transformação de um estacionamento em parque

O urbanismo tático é a criação de projetos urbanos de baixo custo, rápidos de construir e temporários, com o objetivo de atrair pessoas e gerar um tráfego de pedestres no centro das cidades.

Em San Diego, nos Estados Unidos, uma organização está levando adiante um projeto que visa a ocupação de espaços urbanos. O terreno foi cedido pelo proprietário com a condição de “valorizar a comunidade” e a organização do projeto consultou a comunidade para saber o que eles gostariam de ver no novo espaço.

A Associação do Centro de San Diego interveio nas ruas instalando brinquedos infantis e realizando apresentações musicais ao vivo. Uma vez concluída esta etapa, querem dar a estes projetos um caráter de permanência no tempo, de modo a intervir em regiões não utilizadas dos bairros para transformá-los em novos locais de lazer, servindo ao público e dando uma nova imagem para lugar.

O primeiro projeto deste tipo que já está sendo gestionado consiste em construir um parque num estacionamento que o diretor da empresa imobiliária HP, Sumeet Parekh, entregou para dar mais valor à comunidade. Enquanto o projeto estava sendo administrado entre a organização e a empresa, os vizinhos também fizeram parte do processo através de uma consulta pública simples, mas ao mesmo tempo bastante direta. Ela consistiu em que os próprios moradores escrevessem suas propostas num painel que estava exposto num dos muros do terreno, o que viabilizou e evidenciou a participação cidadã.

© Claire Trageser, via kpbs.org

Enquanto alguns deram opções consideradas muito ambiciosas pela associação para as condições do lugar, como um estádio de futebol para o time local, a grande maioria entrou no consenso que a melhor opção era fazer um parque em meio aos edifícios que estão no entorno do estacionamento.

Estima-se que o parque seja inaugurado em junho e que não apenas conte com árvores e bancos, mas que também tenha instalações artísticas que se renovem periodicamente, visando atrair mais pessoas ao lugar.

O projeto do parque estará sob responsabilidade da empresa RAD Lab. Seu diretor, David Loewenstein, declarou sua visão do projeto explicando que “um estacionamento vazio não tem que ser um estacionamento vazio para sempre, mas pode se transformar em algo incrível. E não é preciso uma enorme quantidade de dinheiro e nem muito tempo, é preciso apenas pessoas que estejam dispostas a participar e que realmente queiram fazer alguma diferença”.

O financiamento do projeto será a cargo de Sumeet Parekh, diretor da HP, por considerar que “pequenas coisas como esta podem ter um efeito realmente transformador no bairro e queremos investir de outra forma nos bairros que nós trabalhamos”.

Via Plataforma Urbana. Tradução Gabriel Pedrotti, ArchDaily Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Urbanismo tático em San Diego: a transformação de um estacionamento em parque" 27 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601293/urbanismo-tatico-em-san-diego-a-transformacao-de-um-estacionamento-em-parque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.