Em foco: I.M. Pei

Ieoh Ming Pei, o arquiteto sino-americano que é indiscutivelmente o mais importante membro da geração modernista ainda em atividade, completa hoje 100 anos de idade! Quando recebeu o Prêmio Pritzker em 1983, o júri o elogiou por "ter dado a este século [XX] alguns de seus mais belos espaços internos e formas externas."

© RIBA via The Telegraph

Embora conhecido como um modernista, Pei rejeitou as implicações da globalização inerentes ao "Estilo Internacional", defendendo, por outro lado, o desenvolvimento contextual e as variações no estilo. Pei comentou que "a diferença importante é entre uma abordagem estilística do projeto e uma abordagem analítica, dando a devida consideração ao tempo, lugar e propósito."

Bank of China Tower. Image © Wikimedia user WiNG licensed under CC BY 3.0

O projeto mais conhecido de Pei é, provavelmente, a extensão de vidro no Museu do Louvre, em Paris; outros projetos muito influentes incluem o Bank of China Tower, em Hong Kong, o East Building da National Gallery of Art em Washington DC e a JFK Presidential Library em Boston.

Biblioteca Pesidencial JFK. Imagem © Daniel Cooper

Para celebrar o centésimo aniversário de I.M. Pei, convidamos nossos leitores e leitoras a revisitar os trabalhos deste célebre arquiteto publicados no ArchDaily Brasil e no ArchDaily.

Everson Museum. Imagem © Jesse Ganes

Em foco: I.M. Pei - Mais Imagens+ 10

I.M. Pei awarded with the RIBA Royal Gold Medal 2010

IM Pei Wins UIA Gold Medal for Lifetime Achievement

I.M. Pei's Le Grande Louvre Wins AIA 25 Year Award

Why IM Pei's Museum of Islamic Art is the Perfect Building to Suit Doha's Style

Fourth Annual Leonore and Walter Annenberg Award for Diplomacy through the Arts Presented to I.M. Pei

Texas Society of Architects' 25-Year Award Presented to I. M. Pei & Partners' Fountain Place

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Em foco: I.M. Pei" [Spotlight: I.M. Pei] 26 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601288/feliz-aniversario-im-pei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.