Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture

Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Imagem 2 de 17Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Imagem 3 de 17Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Imagem 4 de 17Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Imagem 5 de 17Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Zigzag Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Julien Lanoo
  • Engenheiro Acústico: Kahle Acoustics
  • Cliente: Ville De Roubaix
  • Orçamento: 7 M€
  • Cidade: Roubaix
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Imagem 3 de 17
© Julien Lanoo

Gêmeo Contemporâneo

No bairro a oeste de Roubaix, em uma área de patrimônio, a restauração e ampliação da academia de música contribuiu para a renovação urbana. Bem localizada, a academia promete gerar uma grande influência no território.

Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Imagem 12 de 17
Planta baixa - Térreo

Até agora não muito visível, esse equipamento público exigiu um forte trabalho em seu acesso. Assim como a restauração do edifício principal e a demolição de algumas passarelas e volumes no pátio, a interface urbana também havia sido questionada. Para possibilitar a abertura do edifício em relação à cidade, a ideia era criar uma grande vitrine, mostrando a intenção desse equipamento cultural no coração da urbe.

Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Imagem 2 de 17
© Julien Lanoo

Prestando atenção na qualidade do entorno histórico, a extensão do edifício foi o primeiro ponto de referência no tamanho do edifício atual.

Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Imagem 16 de 17
Corte Longitudinal 1

Sua silhueta reproduz a geometria existente, seguindo a linha principal. Um edifício vazio que cria novas possibilidades e diferentes maneiras de ocupar o espaço.

Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Imagem 6 de 17
© Julien Lanoo

O ponto alto do projeto, a grande altura do salão principal é a característica especial. A silhueta é visível desde longe, de noite e durante o dia. Seu espaço generoso oferece uma grande fluidez para os usuários, mantendo a antiga fachada, que agora tornou-se uma parede interior.

Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Imagem 17 de 17
Corte Longitudinal 2

Três volumes, projetados no jardim principal, animam a nova fachada. Suas diferenças de espessura esboçam uma nova relação com o meio ambiente.

Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture - Imagem 10 de 17
© Julien Lanoo

Símbolos da intervenção contemporânea, as três extrusões aumentam o potencial deste centro cultural. Os principais elementos do programa estão conectados diretamente à elas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Roubaix, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Academia de Música de Roubaix / Zig Zag Architecture" [Music Academy Of Roubaix / Zig Zag architecture] 21 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600272/academia-de-musica-de-roubaix-slash-zig-zag-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.