Residência Alan / Alejandro D' Acosta

Residência Alan / Alejandro D' Acosta

Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 2 de 29Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 3 de 29Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 4 de 29Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 5 de 29Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Mais Imagens+ 24

Ensenada, México
  • Arquitetos: Alejandro D' Acosta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  714
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dornbracht, Artemide, B&B Italia, Boffi, Flos, Foscarini, Gandia Blasco, Kashtall, Living Divani, Poliform, Porro, maninarquina
  • Arquitetos Responsáveis: Alejandro D’acosta Lopez, Claudia Turrent Riquelme
  • Colaborador: Agustín López
  • Cidade: Ensenada
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lugar

É uma colina íngreme com grande dramaticidade e beleza que convida a reflexão visual, a parte natural do seu entorno e a riqueza visual do mar à distância são elementos que poucas vezes temos a oportunidade de intervir. A cidade pode ser vista a distância e veste-se pela noite com uma infinidade de luzes contrapondo com o outro extremo, onde há somente a luz do farol da ilha de todos os santos que convida a reflexão marinha. Os barcos entram e saem do porto, a vitalidade do mar de enseada e a bruma fazem da experiência frente ao mar frio um delicioso momento.

Buscamos utilizar a topografia do lugar, enfatizar as vistas bem focalizadas como se fosse um telescópio habitável, cada espaço procura aproveitar sua própria vista ao mar, seus declives, assim como seu diálogo com o sol e as diferentes estações do ano, cada elemento vem acompanhado da extraordinária vista da baía de todos os santos.

Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 19 de 29
Planta Baixa - Primeiro Pavimento

Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 18 de 29Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 26 de 29Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 28 de 29Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 21 de 29Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Mais Imagens+ 24

O esquema

Desenvolve-se com três elementos retangulares principais unidos por um corredor longitudinal em dois níveis, separando assim os diferentes usos e a intimidade de cada um deles, como pequenos habitáculos independentes.

Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 3 de 29
© Yoshihiro Koitani

O projeto

Está determinado o uso do automóvel como motor de traslado até a parte média do terreno, assim como o raio de giro do automóvel conferirá parte da estética circular na montanha, fazendo-a mais amável com o entorno e a topografia. O círculo como esquema de traço, o motor do automóvel é quem dá ao usuário a oportunidade de viver em um lote com 30 metros de declive, em somente dois níveis (nobres) deixando os serviços com acesso direto da rua, com intimidade própria.

Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 22 de 29
Corte 2

na planta baixa encontramos o primeiro corpo que acolhe na parte semi-pública estacionamentos com capacidade para três automóveis, um espaço para jogos e um terraço para dividir com amigos mais próximos.

O corpo central é um espaço escultórico de aceso, com um corpo de água e que concentra a vista da sala principal até a ilha de todos os santos. Pela sua localização central também contém os quartos e serviços.

Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 11 de 29
© Yoshihiro Koitani

O terceiro corpo possui o coração da edificação, que é uma grande cozinha e área de refeição juntas. Os três elementos estão conectados por um corredor longitudinal com remates em direção à montanha e uma piscina ou canal para nadar, estendendo a experiência visual em outras vertentes da paisagem.

Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 7 de 29
© Yoshihiro Koitani

No primeiro corpo da planta superior encontram-se os dormitórios dos filhos, um lugar informal, uma área de entretenimento, banheiros para cada um e um terraço.

Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 2 de 29
© Yoshihiro Koitani

No elemento central se dramatiza a vista no espaço, com um pé direito duplo que dá suporte a sala principal conectando-os com o corredor e a escada enquanto que no terceiro corpo encontra-se o dormitório principal com um grande closet e banheiro com terraços individuais e spa.

Os banheiros e a adega estão nos remanescentes estruturais que suportam os principais elementos.

Residência Alan / Alejandro D' Acosta - Imagem 10 de 29
© Francisca D’Acosta Turrent

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Alan / Alejandro D' Acosta" [Casa Alan / Alejandro D' Acosta] 20 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600037/residencia-alan-slash-tac-taller-de-arquitectura-contextual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.