Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos

Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos - Imagem 2 de 16Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos - Imagem 3 de 16Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos - Imagem 4 de 16Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos - Imagem 5 de 16Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos - Mais Imagens+ 11

Zapopan, México
Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos - Imagem 6 de 16
© Marcos Garcia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A comissão para a casa Oval veio de uma jovem família com necessidades e aspirações claramente definidas. Este projeto apresentou um desafio que vem se tornando cada vez mais predominante entre os arquitetos mexicanos: construir uma casa em uma comunidade residencial fechada que frequentemente impõe arbitrariedade e restrições estéticas em todas as construções. Privacidade e eficiência espacial foram os dois conceitos norteadores do projeto. O envelope da casa necessitava de privacidade visual na porção voltada para a rua, ao passo que deveria também proporcionar porosidade o bastante para permitir a abundância de luz natural no interior da casa.

Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos - Imagem 7 de 16
© Marcos Garcia

No térreo, a entrada principal se abre para um espaço que leva à sala de jantar e espaços de estar. Uma grande janela de correr se abre para um pátio posterior contemplado com um deck de concreto. A cozinha é resolvida de modo eficiente em um pequeno espaço próximo à área de jantar. No segundo pavimento estão os quartos e um espaço de convívio familiar; todos arranjados em torno de um pátio envidraçado que inunda os ambientes com luz do sol. 

Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos - Imagem 14 de 16
© Marcos Garcia

À primeira vista, a casa apresenta uma composição geométrica simples e legível; um olhar mais atento revela uma preocupação com os detalhes. Isto está particularmente presente no projeto de vários elementos da casa, como a cerca de metal na entrada, que consiste em faixas verticais de aço com espaçamentos diversos; o espaço que separa o volume da casa do solo e delimita as janelas das fachadas; ou na meticulosa montagem dos planos das esquadrias. Concreto, madeira e pedra participam da composição dos austeros ambientes internos.

Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos - Imagem 15 de 16
Planta do térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Oval / Elías Rizo Arquitectos" [OVal House / Elías Rizo Arquitectos] 20 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600022/casa-oval-slash-elias-rizo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.