Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán

Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 2 de 23Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 3 de 23Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 4 de 23Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 5 de 23Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Jorge Ramón Giacometti, Elena de Oleza Llobet
  • Colaboradores: Francisco Trigueros Muñoz
  • Engenheiro Estrutural: Patricio Cevallos
  • Metalurgia: Juan Esteban Arellano
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 13 de 23
© Jerónimo Zúñiga

O projeto começou quando decidiram realizar um casamento no local, no campo. Em uma pequena casa de bambu e alvenaria em cima do terreno, os seus habitantes estavam determinados a construir seus sonhos. Este casamento, que ansiosamente decidiu renunciar à maior parte de mobiliário, material e de estilo, se mudou para cá. Em breve, as suas próprias necessidades que costumavam encher seus espaços vitais começaram a ultrapassar a ilusão para explorar a natureza. Neste momento, fomos obrigados a interpretar o problema.

Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 18 de 23
Corte

Decidimos criar a mais simples forma de criar isto, resolvendo os requisitos arquitetônicos, que coexistem sem confundir com o elemento já construído. O volume é orientado para o nascer do sol, onde as vistas são direcionados para uma distância inspiradora. Esta disposição é perpendicular ao elemento de construção, o que permite uma relação delicada entre as duas edificações, quase sem tocar, mas sempre observando uma a outra.

Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 2 de 23
© Jerónimo Zúñiga

A casa tinha que mostrar o trabalho do mestre pintor Eduardo Kingman. Por isso, a necessidade de criar uma galeria se tornou essencial. Criamos uma envolvente que, resolvendo os requisitos arquitetônicos, se tornaria uma tela natural.

Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 19 de 23
Detalhe
Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 20 de 23
Detalhe

O solo da região é de cangahua (rocha sedimentar vulcânica), o que pressupõe bases estáveis ​​e abundância de argila. Nas proximidades do local, uma infinidade de fábricas de tijolos pequenas são vistos. Aqui, os blocos são empilhados de modo que eles não deformem para facilitar o transporte para o forno. Esta imagem do material inacabado, tão poderosa e tão mágico, devido à impossibilidade de sua retenção, torna-se as paredes da galeria.

Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 3 de 23
© Jerónimo Zúñiga

A alvenaria de argila significou a criação de caixas. Estas paredes dobradas contêm os requisitos arquitetônicos. O volume pré-existente é reabilitado a partir do interior para abrigar um dormitório e as áreas mais íntimas da habitação. Em seguida, o novo volume abriga as áreas sociais: para cozinhar, comer e descansar. Desta forma, as dobras de barro se transformam em vitrines constantes para a galeria e o interior e as dobras de vidro tornam-se vitrines para os arredores e o exterior.

Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 16 de 23
Fachada

Os trabalhadores do tijolo contam: o trabalho da terra, boas botas e um bom chapéu. Então, nós tivemos que resolver a parede, desde a fundação até o telhado. Ao longo de um pedestal de concreto reforçado a argila é isolada do solo. Este elemento abriga as instalações elétricas e hidráulicas necessárias, evitando a sua passagem através do barro.

Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 7 de 23
© Jerónimo Zúñiga


Finalizando as bordas e extremidades, a parede é concluída linha por linha, colocando reforços de aço horizontais presos às placas dos silhares. A parede está conectada verticalmente com cabos de aço que ligam o pedestal com a coroação da parede. Finalmente, os tijolos são cobertos com resina para protegê-los.


Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán - Imagem 23 de 23
Croqui

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lienzo de Barro / Chaquiñán" [Lienzo de Barro House / Chaquiñán] 17 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600013/casa-lienzo-de-barro-slash-chaquinan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.