Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture

Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture

Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture - Imagem 2 de 22Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture - Imagem 3 de 22Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture - Imagem 4 de 22Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture - Imagem 5 de 22Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture - Mais Imagens+ 17

Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture - Imagem 6 de 22
© Jean-Michel André

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma instalação de coordenação, aberta à universidade: o edifício da Biblioteca Universitária, localizada no coração do Campus da Universidade da Guiana deve ser uma força motriz  dentro da Universidade e contribuir para seu esplendor regional. É uma instalação estrutural para todos os edifícios que constituem o Campus da Universidade da Guiana: sua função é reunir livros e leitores em um lugar único dedicado ao conhecimento, um lugar aberto e generoso dentro da Universidade. É sobre fornecer um serviço cultural e de documentação de qualidade e também materializar a imagem da comunidade regional, portanto uma das principais questões é atribuir ao edifício da Biblioteca Universitária uma identidade física, social e simbólica com impacto sobre a vizinhança e a cidade.

Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture - Imagem 7 de 22
© Jonathan Cacchia

Nosso objetivo é atribuir a este edifício, único por seu programa e sua posição central, uma arquitetura apropriada - identificável por sua volumetria e seus usos - combinada à uma abertura para toda a Universidade.

Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture - Imagem 8 de 22
© Jonathan Cacchia

Espaços Protegidos

Uma galeria em torno do edifício e no coração da Universidade: a principal escolha arquitetônica é a criação de um espaço periférico aberto: diferente de uma construção em uma única peça que não dialoga com o entorno, o edifício é envolvido em um espaço periférico de dimensões variáveis chamado de "galeria" ou peristilo. Esta galeria é um espaço aberto, um lugar onde os estudantes se encontram e por onde passam, um espaço extra entre interior e exterior, protegido do sol e da chuva.

Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture - Imagem 10 de 22
© Jonathan Cacchia

Riqueza adicional, o peristilo forma um lugar de troca, um espaço público tomado - e até "o espaço para o público" - que conecta a biblioteca ao restante da Universidade: a biblioteca é um lugar de estudo que não é separado do restante do mundo; para ver a vida do Campus da Universidade é preciso apenas levantar os olhos quando sentado em uma mesa de leitura e ver o tráfego e o movimento na galeria. Esta é feita como um filtro: uma encosta de rendas de madeira cuidadosamente colocadas ao redor de um núcleo de concreto.

Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture - Imagem 11 de 22
© Jean-Michel André

Organização Funcional

A biblioteca é pensada como um espaço aberto, com amplos espaços de recepção, espaços de leitura e pesquisa diversificados e a possibilidade de empréstimo de livros. É também uma instalação que combina documentação tradicional e tecnologias modernas. O edifício é composto por duas partes: uma que recebe o público e outra reservada para administração e suas salas técnicas. O espaços dedicados ao público são localizados no piso térreo e no mezanino; os espaços da administração no piso térreo e pavimento superior. Pátios e aberturas marcam esta separação e melhoram a iluminação no centro do edifício.

Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture - Imagem 16 de 22
Planta térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:P.A.C.T de Guyane, Cayenne, Guiana Francesa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova Biblioteca Universitária em Cayenne / rh+ architecture" [New University Library in Cayenne / Rh+ Architecture] 17 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600012/nova-biblioteca-universitaria-em-cayenne-slash-rh-plus-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.