Casa em Shukugawa / Arbol

Casa em Shukugawa / Arbol - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa em Shukugawa / Arbol - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCasa em Shukugawa / Arbol - Fotografia de Interiores, Cama, CorrimãoCasa em Shukugawa / Arbol - Imagem 5 de 25Casa em Shukugawa / Arbol - Mais Imagens+ 20

Nishinomiya, Japão
  • Arquiteto Responsável: Yousaku Tsutsumi
  • Consultoria De Iluminação: Kazuhiko Hanai
  • Engenharia E Consultoria: Hidekatsu Takada
  • Arquitetos: Ashitaka Architect Atelier
  • Empreiteira: Minoru Construction Company
  • Arquitetura Paisagista: Ogino Toshiya landscape design
  • Consultoria Em Iluminação: Daiko Electric Company Limited
  • Cidade: Nishinomiya
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Shukugawa / Arbol - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Yasunori Shimomura, O Kato

Posicionando o terreno - Localizado na cidade de Nishinomiya, na prefeitura de Hyogo, o entorno ao longo do Rio Shukugawa é pacífico, com muita natureza e uma área residencial estabelecida há bastante tempo. Devido ao alto valor da terra e ao preço elevado por unidade de área, muitas áreas têm terrenos densamente divididos em lotes menores. O terreno em questão era um lote compacto em formato de mastro de bandeira, completamente cercado por casas vizinhas de dois andares. Essas condições estavam longe de serem favoráveis.

Casa em Shukugawa / Arbol - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Yasunori Shimomura, O Kato

Conceito do Projeto - Devido às condições do terreno que dificultavam a abertura da casa para o exterior por questões de privacidade, optamos por criar um ambiente independente dentro da residência, em linha com as preferências do cliente. Muitas das imagens de interiores compartilhadas por eles tinham uma atmosfera europeia, então decidimos incorporar esses elementos ao projeto. Primeiramente, ampliamos ao máximo a área de construção em relação ao terreno e a projetamos com um formato fechado e compacto para o exterior. Para permitir que os moradores desfrutassem da natureza e das quatro estações no interior, adicionamos um pátio no canto norte, onde era mais fácil garantir iluminação natural. A sala de estar, sala de jantar, cozinha e outros espaços ativos foram posicionados ao redor desse pátio. Já os quartos individuais, como quartos e banheiros, foram mantidos em tamanho mínimo e localizados no segundo andar.

Casa em Shukugawa / Arbol - Imagem 10 de 25
© Yasunori Shimomura, O Kato
Casa em Shukugawa / Arbol - Imagem 22 de 25
Planta - Térreo

O hall - característica mais marcante desta casa - foi projetado para ser um espaço que acolhe suavemente momentos com a família e amigos próximos, sem que a proximidade com o exterior pareça sufocante. Com um plano moderadamente centrípeto, ele cria uma sensação de harmonia, enquanto sua ampla cúpula garante uma atmosfera aconchegante mesmo quando há muitas pessoas reunidas, conferindo ao espaço uma sensação de inclusão. Em contraste com a privacidade total do segundo andar, o primeiro andar possui uma atmosfera semi-pública, apesar de ser uma casa, proporcionando uma sensação de variedade e profundidade dentro da estrutura compacta. O piso de azulejos, a mesa de jantar que lembra um terraço de beco, o patamar com varanda que se projeta sobre o átrio e a atmosfera ligeiramente austera criada pela cúpula e pela luz simbólica no topo trabalham juntos para criar a atmosfera característica do térreo.

Casa em Shukugawa / Arbol - Fotografia de Interiores, Cama, Corrimão
© Yasunori Shimomura, O Kato
Casa em Shukugawa / Arbol - Imagem 25 de 25
Seção
Casa em Shukugawa / Arbol - Fotografia de Interiores, Iluminação, Janela
© Yasunori Shimomura, O Kato

Iluminação - É fundamental não apenas garantir luminosidade, mas também criar uma sensação de brilho relativo. Para isso, ao minimizar as aberturas no hall e reduzir o nível geral de iluminação, planejamos a disposição da luz de modo que a que incide no pátio seja percebida da forma mais agradável possível. As paredes e o teto foram revestidos com um reboco uniforme em um tom marrom-avermelhado claro, permitindo que o calor da luz seja sentido e realçando a luminosidade do ambiente.

Casa em Shukugawa / Arbol - Fotografia de Interiores, Mesa
© Yasunori Shimomura, O Kato

Manipulação Espacial - As curvas suaves nos cantos externos das paredes do pátio, o teto da cúpula revestido de forma contínua com reboco e a altura relativamente baixa do teto do primeiro andar em contraste com a cúpula, trabalham juntos para criar a ilusão de distância e expansão visual em um espaço compacto.

Casa em Shukugawa / Arbol - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação
© Yasunori Shimomura, O Kato

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa em Shukugawa / Arbol" [House in Shukugawa / Arbol] 17 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015535/casa-em-shukugawa-arbol> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.