Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects

Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEstação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Fotografia de InterioresEstação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Fotografia de Interiores, JanelaEstação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Imagem 5 de 15Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Mais Imagens+ 10

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jan Bitter
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:   Asahi Glass Co., INOX-COLOR, Schüco, VERSEIDAG-INDUTEX, dormakaba
  • Arquitetos Responsáveis: Jost von Fritschen, Florian Fels, Jens Schoppe
  • Equipe De Projeto: Arno Löbbecke, Olaf Menk, Andreas Nemetz, Benjamin Bühs, Erik Behrends, Jacob van Ommen, Matthias Schirrmacher, Robert Tesch, Jon C. Ferrer, Peter Menken
  • Cidade: Chemnitz
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jan Bitter

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma entrada aberta e contemporânea para a cidade - esta é a imagem projetada pela transformada Estação Central, com uma nova praça atraente que molda as primeiras impressões dos visitantes de Chemnitz. O hall da antiga estação dos anos 1970 foi reduzido à sua estrutura de suporte e ostensivamente aberto para a paisagem urbana circundante. O resultado é um espaço público fluído abrigado sob uma "marquise urbana" e se estendendo além do hall para conectar o que era antes um espaço contido com seu ambiente urbano.

Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Fotografia de Interiores
© Jan Bitter
Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Imagem 6 de 15
© Jan Bitter
Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Imagem 14 de 15
Planta

O impulso que levou ao redesenho e reorganização completa da estação foi a reestruturação da rede ferroviária (que interrompeu os serviços em 2006). O novo "modelo Chemnitz" fortalece o tráfego ferroviário regional, conectando os trens da cidade com a rede ferroviária regional. A necessária conversão da Estação Central proporcionou uma oportunidade para aproveitar melhor seu potencial enquanto oferece à cidade um novo ponto focal.

Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Jan Bitter
Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Imagem 5 de 15
© Jan Bitter

Parte da estação, perpendicular às plataformas, foi desmontada e o nível das primeiras quatro pistas foi reduzido, permitindo que os trens públicos continuassem diretamente para o hall, que agora se abre generosamente para a cidade. Graças a um novo sistema de comutação, os trens podem mudar diretamente da estação central para a rede DB, eliminando a necessidade dos passageiros trocarem de trem. Dentro do hall, a fachada interna é feita de estruturas metálicas cobertas de tecido, que são dispostas de forma semelhante aos elementos externos em um padrão escalonado.

Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Imagem 7 de 15
© Jan Bitter

A luz penetra profundamente no hall através da pele têxtil transparente, revelando o padrão da estrutura de suporte enquanto oferece uma vista acolhedora da cidade para os visitantes que chegam à estação. Um contraste é formado na parte inferior da fachada, que é composta por elementos em forma de diamante feitos em aço inoxidável preto polido, lançando reflexos multifacetados pela estação. Esta superfície é levemente inclinada ao longo da plataforma longitudinal, de modo que espelha a nova área de espera com suas árvores e bancos na profundidade do hall.

Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Imagem 13 de 15
© Jan Bitter

O novo edifício é revestido com membranas ETFE em tamanhos variados. Visto desde fora, suas curvas esculturais e superfícies refletoras criam a aparência de um volume fechado. Durante o dia, elas criam uma aparência opaca com um efeito de profundidade, de modo que as barras da estrutura de aço permaneçam ocultas. Ao anoitecer, a fachada é artisticamente iluminada com padrões de luz em movimento. A fachada midiática emite sinais de luz moderados para o espaço urbano e marca a estação como um lugar de movimento, enquanto uma luz quente convida as pessoas para a praça.

Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Jan Bitter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hauptbahnhof, Bahnhofshalle, Bahnhofstraße 1, 09111 Chemnitz, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Principal de Chemnitz / Grüntuch Ernst Architects" [Chemnitz Main Station / Grüntuch Ernst Architects] 12 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015313/estacao-principal-de-chemnitz-gruntuch-ernst-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.