Casas com Chaminés Rosas / fala

Casas com Chaminés Rosas / fala - Fotografia de InterioresCasas com Chaminés Rosas / fala - Imagem 3 de 24Casas com Chaminés Rosas / fala - Imagem 4 de 24Casas com Chaminés Rosas / fala - Fotografia de InterioresCasas com Chaminés Rosas / fala - Mais Imagens+ 19

Porto, Portugal
  • Equipe De Projeto: Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares, Ahmed Belkhodja, Lera Samovich, Ana Lima, Joana Sendas, João Carlos Lopes, Sajoua Eta, Jana Von Wyl
  • Engenharia: Paulo Sousa, MP+PF
  • Empreiteira: Calipa
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casas com Chaminés Rosas / fala - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Francisco Ascensão

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno vazio é pequeno, limitado e um tanto triste. O mesmo poderia ser dito sobre as regulamentações vigentes. Todo o volume do edifício é predefinido - uma caixa ligeiramente inclinada de quatro níveis com um recuo no topo. Em um movimento arrogante, o projeto tenta ser ambicioso, excessivamente complexo e alegre. 

Casas com Chaminés Rosas / fala - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Francisco Ascensão
Casas com Chaminés Rosas / fala - Imagem 20 de 24
Corte
Casas com Chaminés Rosas / fala - Fotografia de Interiores
© Francisco Ascensão

Começa com a escada que evita fazer a coisa óbvia. Enquanto conduz ao andar de cima, ela pressiona e remodela os três apartamentos que atende. Esses espaços internos resultam de uma infinidade de interseções incomuns entre a escada sinuosa e os metros quadrados disponíveis. Os cômodos assumem formas intrincadas, interrompidas por paredes oblíquas, superfícies escalonadas e tetos inclinados, todos sistematicamente pintados de azul.

Casas com Chaminés Rosas / fala - Imagem 21 de 24
Colagem

A paleta de materiais é concisa, mas cheia de personalidade. Cada superfície é diferenciada de acordo com a lógica do projeto: tetos de concreto aparente, pisos de madeira listrados, camadas de azul, abundância de azulejos e terrazzo, corrimãos inseguros para os espaços de circulação, complementados por peças ocasionais de mármore e espelhos sedutores.

Casas com Chaminés Rosas / fala - Imagem 3 de 24
© Francisco Ascensão
Casas com Chaminés Rosas / fala - Imagem 22 de 24
Colagem
Casas com Chaminés Rosas / fala - Imagem 4 de 24
© Francisco Ascensão

Do lado de fora, o volume branco ousado é envolvido por dois padrões sobrepostos de linhas e pontos de mármore. O padrão se estende pela longa parede cega, produzindo um volume completo atípico em um ambiente urbano denso. Uma fileira vertical de janelas quadradas idênticas pontua as elevações estreitas, inclinando-se em direção à borda do edifício, onde a espessura da parede é disfarçada com espelhos. Três chaminés cor-de-rosa e a faixa azul coroam a pequena peça urbana.

Casas com Chaminés Rosas / fala - Fotografia de Interiores
© Giulietta Margot

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casas com Chaminés Rosas / fala" 02 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015179/casas-com-chamines-rosas-fala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.