Edifício Giestal / Saraiva + Associados

Edifício Giestal / Saraiva + Associados - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaEdifício Giestal / Saraiva + Associados - Fotografia de Interiores, Porta, JanelaEdifício Giestal / Saraiva + Associados - Fotografia de InterioresEdifício Giestal / Saraiva + Associados - Imagem 5 de 28Edifício Giestal / Saraiva + Associados - Mais Imagens+ 23

  • Arquiteto Responsável: Miguel Saraiva
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Giestal / Saraiva + Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Enraizado nas estreitas ruas da Junqueira, em Lisboa, este condomínio privado impõe-se pela luz e simplicidade da sua geometria depurada. A escassos metros da desafogada zona ribeirinha de Belém, que alia uma enorme riqueza arquitetónica ao burburinho desta zona de grande vivência turística, torna este bairro ainda mais apetecível. Pois apesar de central, é resguardado no coração da sua zona residencial.

Edifício Giestal / Saraiva + Associados - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira
Edifício Giestal / Saraiva + Associados - Imagem 26 de 28
Corte - B
Edifício Giestal / Saraiva + Associados - Imagem 15 de 28
© Francisco Nogueira

O edifício desenvolve-se em 4 andares aos quais se soma um piso recuado, de aproveitamento da cobertura e um piso em cave destinado a estacionamento e arrecadações, exclusivo aos residentes. A linguagem do alçado principal foi desenvolvida num tom sóbrio, e com uma métrica de vão de escala pequena, garantindo a privacidade dos residentes, face à proximidade do arruamento compacto que lhe é adjacente. Esta abordagem de vão é redimensionada no alçado tardoz, virado a sul, materializando-se em planos de vidro de grandes dimensões com varandas generosas e jardins privativos ao nível do piso térreo, fazendo com que todos os apartamentos desfrutem de vistas desafogadas para o Rio Tejo, e toda a sua envolvente.

Edifício Giestal / Saraiva + Associados - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© Francisco Nogueira

Dos objetivos principais deste projeto destacamos os seguintes: desenhar apartamentos de elevada qualidade, com diversas tipologias e com padrões de sustentabilidades que mantenham o edifício a longo prazo. Assim, os materiais e técnicas construtivas adotadas foram pensados de forma a garantir o conforto deste condomínio. É uma zona descaracterizada onde a proposta construída foi pensada numa abordagem silenciosa e por essa via unificadora de um tecido urbano envelhecido que data dos anos 80.

Edifício Giestal / Saraiva + Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Giestal / Saraiva + Associados" 18 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014587/edificio-giestal-saraiva-plus-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.