Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados

Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, CadeiraAteliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cadeira, MesaAteliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Imagem 4 de 40Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraAteliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 35

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: José Ricardo Basiches e Ronaldo Shinohara
  • Coordenadora: Bianca Verotti
  • Construção: Murilo Alves Dantas Construtora
  • Luminotécnico: Mingrone Iluminação
  • Arte Azulejaria: Arthur Grangeia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Fachada
© Ricardo Bassetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ateliê Colormix é um espaço de objetos de decoração. Materiais como pedras naturais, concreto, porcelanatos e cerâmicas são a inspiração para os objetos com design diferenciado. Neste sentido o projeto de arquitetura e interiores procurou focar no uso de diferentes materialidades e texturas criando assim um diálogo com a proposta da loja. O bloco principal do projeto abriga a área expositora e o bloco secundário na parte posterior abriga a parte administrativa e café. Ambos voltados para um patio interno destinado a encontros, eventos e cursos.

Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Ricardo Bassetti
Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa
© Ricardo Bassetti
Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, Cadeira
© Ricardo Bassetti

O cliente possui uma outra loja, Colormixstore, que há mais de 40 anos produz revestimentos de alto padrão para projetos de arquitetura e interiores. O Aleliê Colormix surge como uma nova marca para transformar suas matérias primas em objetos decorativos e obras de arte. Sendo assim tivemos o desafio de criar diferentes espaços utilizando os revestimentos comercializados pela Colormixstore e ao mesmo tempo criar expositores e ambientes que valorizassem os produtos. Quanto as restrições, como a construção já existia no local, tivemos que nos adequar a área construída existente e ao mesmo foram propostas soluções criativas de modo a não elevar o custo da obra.

Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores
© Ricardo Bassetti
Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Ricardo Bassetti

O conceito era criar uma fachada mais fechada com aberturas pequenas de modo a criar uma certa curiosidade para o público ao mesmo tempo a fachada foi revestida com cerâmicas com diferentes tamanhos criando uma textura diferenciada. O acesso à loja foi desenhado como um prolongamento da calçada com a portas de acesso sempre abertas e ao mesmo tempo demarcado com uma empena revestida em pastilha na cor amarela. Internamente o projeto apresenta ambientes com diferentes materialidades a fim de deixar evidente a diversidade de produtos da marca. O patio interno na parte posterior faz a integração do bloco principal e secundário criando um microclima aconchegante.

Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa
© Ricardo Bassetti
Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Imagem 35 de 40
Planta - Pavimento Térreo
Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Imagem 32 de 40
© Ricardo Bassetti

O acesso livre, com as portas sempre abertas durante o funcionamento da loja, tem o objetivo de estabelecer um diálogo com o espaço urbano de modo a criar um integração entre o público e privado. O patio interno torna-se praticamente uma praça aberta para o público em geral. Ao mesmo tempo o projeto tem a função de divulgar a criação de objetos de decoração feitos de sobras de materiais contribuindo para a questão ambiental.

Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Imagem 39 de 40
Croqui
Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ricardo Bassetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ateliê Colormix / Basiches Arquitetos Associados" 14 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014516/atelie-colormix-basiches-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.