Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio

Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, Cadeira, JanelaReforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, CadeiraReforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Imagem 4 de 22Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira, JanelaReforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: HAMS and, Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografias:Akira Nakamura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ferrum+, Haymes Paint, Kvadrat, TAJIMA ROOFING
  • Arquitetos Líderes: Yota Hokibara (HAMS and, Studio) + Ken Kazama
  • Construção: ROOVICE
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, Cadeira, Janela
© Akira Nakamura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando você abre um livro, palavras giram em sua mente. Ao abrir uma janela, carros e trens correm de uma cidade para outra. O interior e o exterior se conectam de forma perfeita durante essas atividades. Num mundo onde a tendência é para a não-posse, a casa deste arquiteto foi projetada, cercada por itens queridos acumulados ao longo do tempo, cada um carregando consigo um pedaço de seu eu passado.

Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Akira Nakamura
Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Imagem 20 de 22
Planta
Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela
© Akira Nakamura

Apesar de ser apenas uma unidade em um complexo de apartamentos situado em uma área residencial densamente povoada, aos pés do Tokyo Skytree, sua localização proporciona uma experiência direta da dinâmica urbana, com uma estrada e trens passando em frente ao prédio. O apartamento já havia sido reformado por uma empreiteira, mas sentíamos que seu potencial único não estava sendo plenamente explorado. Nesta reforma, vimos os acabamentos já feitos como um contexto a ser considerado. Nosso objetivo era explorar a natureza de um espaço de vida privado que se integrasse à atividade urbana, influenciando todo o ambiente com intervenções mínimas, mas de impacto máximo, ao aproveitar o contexto existente.

Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Akira Nakamura
Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Imagem 21 de 22
Seção

O novo morador acumulou uma grande coleção de livros e ansiava por uma vida rodeada de seus itens preciosos. Assim, surgiu a ideia de incorporar uma estante de livros circular no centro da planta. Ao transformar este espaço central envolvente de 360 graus na sala de estar, proporcionamos ao morador um relacionamento vívido e interativo com seus pertences. Decidimos então refletir a distintiva linha curva da parede externa e trazê-la para dentro do espaço interno. A estante de livros circular, seguindo a curva da parede externa, tornou-se o esqueleto do ambiente. Caminhos de circulação, luminárias, bancos, etc., foram integrados a essa estrutura, resultando em elementos existentes, como quartos menores, um corredor, uma cozinha, um banheiro e janelas de sacada, interagindo de forma interligada com a estante de livros.

Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Akira Nakamura

Partimos de um apartamento já reformado, cujo foco estava principalmente em maximizar os lucros, mas nosso objetivo era criar espaços confortáveis com mínimas alterações, aproveitando ao máximo as características já existentes. Essa abordagem carrega consigo um certo paradoxo. Por isso, reconhecemos e valorizamos as texturas sutis e a uniformidade do papel de parede de vinil, assim como os pisos de vinil com aspecto de madeira, considerando-os como a base essencial do nosso projeto. Essa estratégia nos permite aceitar positivamente características que seriam difíceis de incorporar em construções novas ou reformas completas.

Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Akira Nakamura
Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Imagem 22 de 22
Seção da Prateleira
Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Akira Nakamura
Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Akira Nakamura

Atualmente, temos visto uma tendência em que empreiteiras reformam rapidamente, de maneira uniforme, apartamentos promissores de segunda mão. Este projeto nasce de um desejo genuíno de obter um espaço único, exclusivamente para nós mesmos, rodeado de pertences queridos, através de reformas parciais que aproveitam de forma inteligente as lacunas temporais e espaciais dentro da cidade. Nosso objetivo é que este projeto represente uma abordagem inovadora para renovações parciais.

Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio - Imagem 18 de 22
© Akira Nakamura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tokyo, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma Residencial Circular / HAMS and, Studio" [A Round and Around Home Renovation / HAMS and, Studio] 21 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014447/reforma-residencial-circular-hams-and-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.