Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura

Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Imagem 2 de 29Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, CadeiraCasa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, CadeiraCasa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Mais Imagens+ 24

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  415
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Faiani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arkos, Atlas Concorde, Cerâmica Portinari, Construtora Domenge, Coral Tintas, Divinal Vidros, Gerdau Aço, Telhas IKO, VanMar Esquadrias
  • Arquitetos Responsáveis: Chantal Ficarelli, Tito ficarelli, Stefano Fernandes
  • Equipe De Arquitetos: Claudia Piaia
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Ricardo Faiani

Descrição enviada pela equipe de projeto. Encomendado por um casal com filhos adolescentes, o projeto desta residência, localizada em um bairro bastante arborizado na zona oeste da cidade de São Paulo, surge a partir de uma história particular: pensar o novo a partir da preexistência. Indo na contramão do tradicional processo de construção integral de uma casa e levando em consideração os métodos de menor impacto ambiental, os clientes tinham como objetivo a aquisição de um imóvel para reforma. A partir dali foram aproximadamente quatro anos de pesquisa e visitas até encontrarem um tesouro urbano de características únicas, cujo caráter motivava intervenções em potencial. A habitação foi originalmente construída seguindo os princípios do estilo arquitetônico alemão, caracterizada por telhado com estrutura de madeira com inclinação íngreme em duas águas, pairando sobre paredes recobertas por pedras e o forro em réguas de madeira. A estética cativou o casal pela atmosfera acolhedora e memória que remonta a um tradicional chalé germânico.

Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Imagem 2 de 29
© Ricardo Faiani
Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Madeira, Janela, Viga
© Ricardo Faiani

Intervir de maneira respeitosa na construção de valor arquitetônico, preservando suas características principais, mas adaptando para receber o programa de necessidades dos novos moradores com traço contemporâneo, se estabeleceu como a premissa inicial do projeto. Em contrapartida, desejavam espaços que priorizassem a vivência integrada e o conforto ambiental. A edificação, ocupando quase toda a extensão do lote exíguo e com planta bastante fragmentada, impunha certa escassez de iluminação e ventilação natural. O projeto de reforma buscou integrar os principais ambientes, ao mesmo tempo em que maximizava as aberturas. Para isso, a laje que anteriormente acomodava o sótão foi removida e o pé-direito da sala de estar foi duplicado, agora com mais de 06 metros de altura e exibindo a beleza das tesouras de madeira restauradas. Além disso, as paredes limítrofes que seccionavam a ala social, a cozinha e a circulação foram removidas, dando origem à generosa área de estar e lazer.

Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Ricardo Faiani
Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Ricardo Faiani

Para amplificar a entrada de luz natural foram estabelecidas diferentes estratégias arquitetônicas durante a reforma, incluindo a instalação de novas esquadrias de vidro na fachada principal, assim como a utilização de materiais de tons claros no embasamento para a reflexão lumínica. Essa abordagem também promove a permeabilidade visual entre o interior e o jardim de entrada. No exterior, a seção arquetípica da casa se estende linearmente a partir de um pórtico de estrutura metálica, semelhante a um pergolado, que protege a entrada e filtra a luz. Na fachada oposta, a nova varanda gourmet surge conectada à cozinha e defronte à piscina, apresentando a estrutura destacada pela pintura em tonalidade terracota, enquanto azulejos esmaltados de mesma tonalidade recobrem a parede principal.

Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira
© Ricardo Faiani
Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Imagem 24 de 29
Planta - Térreo
Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira
© Ricardo Faiani

Para alcançar a comunicação visual a partir de todos os ambientes, o novo arranjo possibilita a leitura integral de toda a ala social. Desde a entrada, o pergolado indica o acesso ao living, de onde é possível avistar o home theater, a cozinha, a varanda gourmet, a piscina ao fundo, e o escritório no pavimento superior, ampliando a sensação de convívio integrado. Quando abertos, os generosos caixilhos deslizantes possibilitam a ventilação cruzada, contribuindo para a agradável qualidade térmica do interior. Cercada por outras casas e inexistência de vistas privilegiadas ao horizonte, os pátios frontal e traseiro assumem papel fundamental na conformação de visuais. As árvores do entorno adicionam uma camada de proteção à morada.

Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga
© Ricardo Faiani
Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Imagem 27 de 29
Cortes
Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Ricardo Faiani

Materialmente, projeto foi concebido com o objetivo de realçar a amplitude e sensação de conforto. Para isso, diferentes texturas naturais e nuances foram aplicadas: o piso foi revestido com placas de porcelanato, enquanto as superfícies das paredes, do forro rebaixado e das tesouras de madeira foram pintadas de branco; a lareira foi revestida com pedras – em referência aos traços originais da residência –; e o forro da cobertura foi recoberto com réguas de madeira Tauari, que aquece esteticamente e equilibra as proporções. No exterior, todas as fachadas foram pintadas em cor escura, em contraste à pureza do interior. Na proposta de interiores, o tradicional estilo de chalé é reimaginado através de uma seleção cuidadosa dos mobiliários, rompendo com o formalismo de uma casa urbana e evocando a simplicidade de um autêntico refúgio campestre: móveis existentes da família se juntam às novas peças de designers brasileiros, outras garimpadas, e feitas de madeira maciça.

Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ricardo Faiani

A escada em chapa metálica é engastada na empena de concreto e conecta a dupla de níveis. No mezanino se encontra o escritório da família, aberto e integrado, enquanto as três suítes foram distribuídas nas duas fachadas laterais, de modo que a inclinação pré-existente da cobertura possibilita um generoso pé direito à cada um dos dormitórios, providos de varanda privativa. Claraboias fendem a cobertura e trazem luz natural à galeria de circulação. Como resultado, observa-se uma fusão harmoniosa entre os elementos acolhedores que evocam o chalé germânico da construção original e os novos elementos de traço contemporâneo. Isso não apenas preserva a essência estética da edificação, mas também atende às necessidades do estilo de vida familiar, destacando a importância do receber e os momentos compartilhados.

Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura - Imagem 21 de 29
© Ricardo Faiani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Giudice / ARKITITO Arquitetura" 24 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014220/casa-giudice-arkitito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.