Casa Primavera / Salamanca Arquitetos

Casa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, CadeiraCasa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de InterioresCasa Primavera / Salamanca Arquitetos - Mais Imagens+ 23

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eduardo Macarios
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Portinari, Docol, Esquadrias de alumínio
Mais informaçõesMenos informações
Casa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Primavera, localizada em um bairro residencial na cidade de Toledo-PR, é resultado de uma oportunidade de transformação. A residência de meados da década de 80 se propunha a gerar um novo espaço – atual - e que pudesse atender às demandas de uma família em crescimento. A estrutura existente foi preservada e algumas paredes internas foram retiradas para integrar os ambientes; ainda, foram adicionadas duas ampliações, sendo uma frontal e outra nos fundos.

Casa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Eduardo Macarios
Casa Primavera / Salamanca Arquitetos - Imagem 24 de 28
Planta - Térreo
Casa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela
© Eduardo Macarios
Casa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Eduardo Macarios

A casa foi pensada do interno ao externo, permitindo à sua estrutura ser mantida e preservada, utilizada de inspiração para os novos ambientes, projetados a partir do programa de necessidades da família. No local onde havia uma garagem, há hoje a cozinha principal da residência; alguns ambientes foram internamente ampliados, como o closet da suíte, transformado a partir do escritório da antiga casa.

Casa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Eduardo Macarios
Casa Primavera / Salamanca Arquitetos - Imagem 27 de 28
Cortes C D
Casa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Eduardo Macarios

Dois blocos foram adicionados aos volumes existentes. Uma grande laje em concreto aparente repousa sobre dois apoios, de forma a conceber uma confortável e extensa área de lazer, em conjunto às áreas de apoio, em um vão de 16,5m. A projeção deste espaço priorizou a conexão entre os ambientes da casa com as áreas de deck, piscina e jardim, um espaço amplo de vivência em família e uso do dia a dia.

Casa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Eduardo Macarios

O volume superior na fachada da casa abriga o escritório da família, sobreposto à parede revestida em madeira, de forma a criar o espaço de garagem e um balanço para o acesso principal da casa.

A busca por materiais naturais e de reaproveitamento da construção existente foi importante para a concepção do projeto. A madeira da antiga casa, em Ipê, foi recuperada, restaurada e utilizada nos revestimentos dos ambientes, como no portão e na área dos fundos do terreno. Outros materiais, como pedra e concreto aparente, foram protagonistas na transformação de uma antiga residência em um novo lar.

Casa Primavera / Salamanca Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Primavera / Salamanca Arquitetos" 08 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013999/casa-primavera-salamanca-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.